quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Todas as cores, todas as formas, um só sentimento!

LIBERDADE!
Não se prive desse sentimento. Experimente pelo menos uma vez. Faça isso por você.
Mostre-se por inteiro e viva a verdadeira Liberdade!




Seja um porta voz do Naturismo!

Só iremos conseguir mostrar à sociedade que o corpo nu é uma coisa natural passando essa mensagem à diante. Precisamos atingir o maior número possível de pessoas com essa ideia, e não há melhor propaganda do que o boca-a-boca.

Nós estamos aqui para tentar ajudar, somos uma ferramenta e precisamos que vocês nos ajudem. Apresentem este blog a amigos, parentes, colegas, conhecidos e visinhos.

Deixem recados no mural com seus e-mails, apoiando a consciência corporal. Comentem sobre o assunto em família, ouça a opinião dos mais velhos, muitas vezes você pode ficar surpreso com o posicionamento deles.

Tornem o nu social presente em seu dia-a-dia, nem que seja pelo menos em conversas casuais. Qualquer ajuda é uma grande ajuda!



A nudez é pura

Vamos desmistificar a nudez. Vamos ver nudez de uma maneira natural, sem erotismo.
A nudez familiar é o meio mais apropriado para que o corpo humano seja aceito na sua forma natural.

Permanecer vestido apenas quando estritamente necessário já é um bom começo. Fique sem roupas após o banho, olhe-se no espelho e acostume-se com seu corpo nu. Durma com o mínimo de roupas possível, deixe que os cobertores façam o papel de aquecedor. Um short para os homens (sem cuecas, é claro) e uma camisola para as mulheres (sem calcinhas e sutiã) já é o suficiente.

Não julgue o corpo humano como uma coisa feia e suja. Não ensine isso aos seus filhos, com certeza assim, eles terão uma saúde mental e um posicionamento mais saudável perante a nudez.

Naturismo é MENTE LIMPA e CORPO LIVRE.



Adote este lema

"Ficar nu sempre que possível, usar roupas somente quando necessário."



quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Bolsa de Mulher

Matéria sobre nudez social publicada no site Bolsa de Mulher.

Leia um trecho da matéria!

Imagem: Pacha Urbano
"Ele volta-e-meia é confundido com apologia ao sexo, pornografia ou libertinagem. Mas basta estar um pouquinho mais por dentro do assunto para perceber que o naturismo, definitivamente, não é nada disso. Se depois de ler essa matéria você chegar à conclusão de que realmente não entendia bulhufas sobre esse movimento e acabava o interpretando mal, também não é pra se sentir culpada."

Leia todo o texto clicando aqui. Basta fazer um pequeno cadastro no site. Vamos prestigiar quem abre espaço ao naturismo de uma forma séria e ética!

segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Idéias sempre são bem-vindas!

Pessoal!

Vejam que discussão interessante e contrutiva sobre assuntos relacionados ao naturismo praticado por jovens adolescentes e crianças. Afinal, eles são o futuro do naturismo!

Boas idéias sempre são bem-vindas!

Equipe Naturia

--------------

Boa noite, amigos Dalmo e Gisele!...

Claro está, que a criação de atividades em grupo fará com que haja uma integração maior entre os adolescentes naturistas. Porém, é de mister a adoção de uma dinâmica motivacional voltada aos reais benefícios da prática naturista, buscando conscientizar o jovem sobre a efetiva filosofia por nós adotada.

Recorrendo-se à história universal, encontraremos na Revolução Francesa vários pontos comuns à nossa filosofia. Na medida em que retiramos as nossas roupas, estamos usando o nosso direito de liberdade... Despidos das roupas que, em alguns momentos, nos concedem uma falsa condição social, estaremos exaltando o princípio da igualdade entre as pessoas... Da mesma forma, quando estipulamos regras claras e rígidas para que haja uma convivência saudável entre os membros do nosso grupo, estamos colocando em prática o princípio da fraternidade. Em síntese, usamos a nossa liberdade dentro de um grupo onde todos são iguais e a fraternidade é a nossa marca registrada.

Em verdade, o jovem precisa ser informado de que a nossa filosofia não se resume, apenas, no ato de andar sem roupas, mas sim, na criação de uma sociedade mais humana, fraterna e equânime. Infelizmente, não conseguiremos conquistar o mundo. Mas, conquistando o nosso grupo, já teremos cumprido parte de nossa missão.

Meus queridos amigos, espero que vocês tenham um final de semana marcado por acontecimentos verdadeiramente felizes e que haja muita luz em seus caminhos.

Abraços carinhosos.

Antonio Leme - lemeplan@uol.com.br

----- Original Message -----
From: Delmonte Vicencio
To: n_i_p@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, October 14, 2005 10:48 PM
Subject: Re: [n_i_p] Crianças no Naturismo

Olá Gisele,

Li este e-mail seu, muito certo por sinal, mas quanto à questão do adolescente, eu já estou providenciando campeonatos naturistas de verão de vôlei, espero que o mais rápido possivel eu resolva essa questão, e já estarei divulgando nos sites naturistas.
Pretendo realizar estes campeonatos em categorias, masculino infanto juvenil (de 14 a 18 anos) femenino infanto juvenil (de 14 a 18 anos), masculino jovem (de 19 a 35 anos) e femenino jovem (de 19 a 35 anos), também serão realizados campeonatos para os adultos (acima de 35 anos). Tão logo esteja resolvida a questão de locais para a prática desses esportes, eu estarei divulgando nos sites. Esses campeonatos serão para São Paulo, visto que o André já está providenciando esse tipo de atividade para o Rio de Janeiro, se não me engano na praia de Abricó, se eu estiver enganado o André me desculpa, e me corrige, mas parece que isto é certo, já para o próximo verão. eu aqui continuo procurando espaços devidamente autorizados para essa prática de esporte.
Tomara que essa atitude nossa seja um grande passo para a nossa juventude naturista.
Pelo que sei há uma grande batalha do grupo Ynai justamente nesse sentido (do adolescente), e o André é o carro chefe dessa batalha, tomara que já para este verão tenhamos muitas atividades naturistas espalhadas por todo o Brasil, já será uma grande vitória.

Abraços


Delmo


----- Original Message -----
From: Gisele S. Craveiro
To: n_i_p@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, October 14, 2005 11:36 AM
Subject: Re: [n_i_p] Crianças no Naturismo


Prezados Juraci, Antonio e demais,

Muito obrigada pelas respostas enviadas.

Tenho interesse nessa temática não somente porque um dia quero ser mãe, mas tambám por algo talvez mais imediato que Antônio colocou muito bem em seu e-mail.

"E a razão é extremamente simples: a criança é uma naturista nata, até porque, encontra-se totalmente despojada dos tabus e sentimentos nocivos ao convívio social."

Creio que a criança resgata a obviedade das coisas simples, colocando por terra muito do que os adultos acreditam ser valioso.
Perguntas inocentes, como "para que serve essa gravata no seu pescoço?" desconcertam os adultos e todo um estilo de vida assumido como de sucesso.

"Desta forma, minha cara amiga, estou convicto de que a criança naturista de hoje será o sustentáculo do movimento amanhã."

Concordo em gênero, número e grau! Vejo que a continuidade depende muito do que estamos fazendo hoje.

"Assim, quando você atingir o âmago da nossa filosofia, perceberá claramente que sem a participação da criança, o naturismo não subsistirá, até porque, ela é a única capaz de falar de alma para alma."

É verdade, Antônio. Falar de alma para alma, que coisa mais linda! Pessoas que se reconhecem plenas e bonitas pelo que são, encontros verdadeiros. Tomara que cada um lute para manter o que essencial dentro de si e reconheça no outro um ser humano que também esta nesse caminho. Para mim isso é o mais importante do Naturismo: não só corpos, mas almas desnudas.

Mas voltando a questão da educação dos filhos, tenho mais uma dúvida. Como é a questão do adolescente?
Porque vejo um pessoal muito sério e engajado na YNAI lutando pelo Naturismo junto as pessoas de 16 a 36 anos, mas vejo que a questão do adolescente naturista seja uma das mais delicadas. Já ouvi algumas pessoas comentando que a criança naturista muitas vezes ao se tornar adolescente rejeita essa opção. Se ela depois na fase adulta retoma, aí deve ser muito da história pessoal.

Vejo que a grande participação na YNAI-Brasil é de pessoas acima de 20 anos e talvez isso sinalize que algum trabalho mais dirigido ao público teen tivesse que ser feito.

Obrigada pelas contribuições ao assunto, que todos sintam a vontade para colocar seu ponto de vista ou dúvidas sobre ele.

Abraços,
Gisele

terça-feira, 11 de outubro de 2005

Amanhã é dia das CRIANÇAS!

Criança Naturista continua sendo criança, então feliz dia das crianças para nossos filhos e filhas, irmãozinhos e irmãzinhas, priminhos e priminhas... Eles merecem viver e crescer em um ambiente onde a nudez e a inocência reinam em paz.

Leia abaixo o texto de André Herdy, postado no grupo Jovens Naturistas - Ynai - Brasil.


CRIANÇAS NATURISTAS

Muitos pseudo-moralistas acreditam que a exposição das crianças à nudez pode provocar nelas um amadurecimento sexual precoce.

Escuta-se destes que a nudez iria provocar uma sexualização da infância e que isto teoricamente poderia até ser caracterizado como pedofilia.

Afirmo que a simples nudez natural do ser humano não traz nenhum maléfico ao desenvolvimento sexual da criança e do adolescente.

Afirmo também que ao contrário da nudez natural a exposição das crianças a certas músicas de letras dúbias, a certos modismos têxteis que tentam vestir a pureza infantil de forma sensual, a visão distorcida da nudez em certos programas de televisão e de revistas, entre outras coisas mais... Isto sim leva a criança a se
sexualizar precocemente.

Quando criamos na criança uma vergonha sobre certas partes do corpo, e ao mesmo tempo esta criança vê que os adultos adoram insinuar estas partes do corpo para outros adultos, criamos situações em que facilmente a criança ou torna-se um adulto problemático com relação a seu corpo, ou agindo de forma reversa, acaba por se tornar um desequilibrado sexual, onde temos os tarados, os voyeurs, e tantas
outras distorções sexuais.

A criança é uma naturista nata. Normalmente crianças de 0 a 4 anos não se importam de estarem nuas na frente de qualquer outra pessoa, dos 4 aos 8 anos esta criança se criada num ambiente naturista continua a agir como na primeira infância, não dando a menor atenção a sua própria nudez ou a nudez social.

A partir dos 8 anos e até o final da adolescência é que mora o grande diferencial. A criança nesta idade começa a perceber as alterações que estão ocorrendo em seus corpos e notam claramente as atitudes dos adultos ao redor.

A criança criada dentro do naturismo, vê os corpos de outras crianças da mesma idade, de adolescentes com suas mudanças iniciais e de adultos das mais diferentes formas físicas, com isto conseguem entender melhor como as coisas estão acontecendo em seus corpos e como serão no futuro. Estas crianças acabam por ter uma adolescência
bem mais tranqüila, pois não ficam tensionados em suas dúvidas quanto aos corpos.

Já uma criança que desde cedo ouviu que a nudez é errada, que devemos nos envergonhar de certas áreas de nossos corpos e que a nudez é única e exclusivamente para o sexo ou para a higiene, tendem nesta faixa etária criar inúmeras dúvidas quanto às mudanças de seus corpos, se serão assim ou daquele jeito. Se irão agradar seus futuros companheiros, ou se não terão formas normais. Tendem a se sentirem "o patinho feio".

Estes traumas são fundamentais para a "revolta" que existe na adolescência e normalmente geram traumas jamais resolvidos em toda a vida adulta.

Recomendo aqui que todos leiam um excelente texto sobre as crianças que temos em nosso site em http://www.ynai.com.br/crianca.htm onde reproduzo um texto que se encontra no site dos Naturistas Cristãos.

Falando sobre jurisprudência no aspecto da nudez em ambientes naturistas cito um exemplo que ocorreu com uma família onde após a separação a mãe levou as 2 filhas para morarem na Colina do Sol.

O pai então entrou com um processo contra a guarda das crianças estar com a mãe no TJ-RS, com o argumento de que a mãe estaria expondo as crianças a uma situação altamente prejudicial ao desenvolvimento delas. A decisão do TJ-RS foi de que não havia nenhum sinal de que as crianças estavam sendo expostas a nada prejudicial ao desenvolvimento delas. Que o naturismo não era prejudicial às crianças e que o respeito que existe dentro de um lugar como a Colina do Sol seria benéfico às crianças.

Também cito um exemplo dado pelo CENSURA.COM.BR que controla o combate a pedofilia na internet do Brasil. Quando criei o site da YNAI-Brasil tive o cuidado de entrar em contato com eles e fui informado que eles sabem bem o que é naturismo e que quando recebem um e-mail falando sobre um site e eles abrem e vêem que é um site
verdadeiramente naturista (ou seja, afiliado à FBrN) não se preocupam e seguem para ver o seguinte. Sabem que a nudez no naturismo não tem caráter sexual.

Também devemos salientar que quando um ambiente é proibido a menores normalmente é porque existe algo de caráter sexual nele... Ora... se proibirmos de que as crianças freqüentem nossas reuniões, estaríamos falando que ali só existe sexo.

Pensem nisto... reflitam... vamos debater!

Abração,
André Herdy