segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Nudismo vira moda na Espanha

Nudismo vira moda na Espanha após revogação da lei do "escândalo público"

Existem cerca de 400 praias nudistas em toda a Espanha. Para alguns, são um local de descanso. Para outros, um lugar onde alegrar a vista. E para os mais desinibidos uma filosofia e uma forma de vida. Nos anos 60, as mulheres estrangeiras visitavam Benidorm e faziam topless sem nenhum problema. Hoje existem praias nudistas em todo o país, onde a calcinha é roupa demais.

A partir de 1989, a prática do naturismo deixou de ser uma contravenção penal, quando foi abolida a "lei do escândalo público". Em teoria, o nudismo é permitido em qualquer praia, embora não seja recomendável. A legislação municipal costuma regulamentar o uso das praias. Às vezes, como aconteceu na cidade de Sitges, a legislação do município pode determinar uma multa para o nudista que estiver em uma praia inadequada.

Hoje, no entanto, não existem apenas praias nudistas, mas também campings, como o de Cullera, na província de Valencia, uma opção legítima para o naturismo. Só no litoral de Levante e Andaluzía são cerca de 150 áreas de praias catalogadas para a prática do nudismo. Em toda a Espanha, há 400 balneários onde ele é permitido.

Na Espanha há praias nudistas de todos os tipos. Algumas são reconhecidas oficialmente; outras se tornaram naturistas pela tradição. Há praias freqüentadas apenas por naturistas e outras onde os biquínis e maiôs convivem tranqüilamente com a nudez.