sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Ofurô e Onsen

É difícil imaginar que hábito tão simples como tomar banho possa ser carregado de influências culturais. a ponto de ter sido um conceito conflitante no passado. quando os primeiros imigrantes japoneses.

Acostumados a banhos de imersão bem quentes. devem ter estranhado o uso de chuveiros, ou ainda com os banhos de bacias ou baldes. Ainda hoje. essas influências culturais se revelam acidentalmente na forma de gafes. Quando turistas no Japão resolvem fazer uso ocidental de um banho à japonesa, se ensaboando dentro d'água e poluindo a banheira.

Para entender como um simples banho possa refletir uma cultura, precisamos primeiro conhecer como esse hábito evoluiu de formas distintas, no ocidente e no Japão.

Ofurô

Uma tina funda ou banheira chamada furô (ofurô) com água bem quente, a aproximadamente 40 graus Celsius. Fora dela, ensaboar e enxaguar com água fria. Já com o corpo limpo, mergulhar na água quente e ficar lá por uns 10 minutos. Depois disso, nada melhor do que um pouco de chá e descanso.

Não se sabe ao certo desde quando os japoneses repetem esse ritual. Seja em casa ou em banhos públicos chamados de sentô, o banho faz parte do cotidiano dos japoneses há séculos.

Equilíbrio é a palavra-chave para entender porque os japoneses tomam banho dessa forma. Num país onde os recursos naturais sempre foram escassos e a população proporcionalmente alta para o território disponível, o uso racional dos recursos garante a todos os benefícios da higiene pessoal. Quando os japoneses se lavam com água fria fora da banheira, eles estão conseguindo se lavar usando o mínimo de água limpa corrente, além de baixar a temperatura do corpo. Entrando com o corpo limpo na banheira de água quente, eles permitem que a mesma água possa ser usada por outras pessoas outras vezes, dando ao corpo um choque térmico e abrindo os poros da pele. Higiene máxima com mínimo desperdício de água.

Para os japoneses, tomar banho é algo que se faz sozinho, ou em família, ou no meio de outras pessoas - tanto faz. Nos sentô, normalmente há banheiras separadas para homens e mulheres. Nos balneários naturais chamados onsen, isso já não é uma regra, uma vez que a natureza não faz fontes de acordo com a conveniência humana. Nos onsen, homens e mulheres, crianças e idosos podem entrar juntos na mesma fonte. Em alguns onsen há até macaquinhos selvagens que aprenderam a fazer o mesmo e tomam banho regularmente. Espertos, esses macacos passam parte do inverno nadando no quentinho.

Água Vulcânica País

Formado por ilhas vulcânicas, o Japão possui várias regiões onde água sulfúrica quente brota das rochas, e que por isso viraram tradicionais regiões turísticas. As mais conhecidas são as regiões de Hakone, na península de Izu; Kusatsu, na província de Gunma e Beppu, na província de Oita.

A península de Izu é uma estreita faixa de terra que se projeta sobre o Pacífico aos pés do Monte Fuji, não muito distante de Tóquio. Na região nordeste da península fica a cidade de Hakone, cercada por vales, montanhas, lagos e densa vegetação.

Na Era Edo (1603 - 1868). Hakone era uma das paradas da Rota de Tokaido, a estrada que ligava a antiga capital imperial, Kyoto, e a sede do shogunato, Edo (atual Tóquio). Foi nesse período que a cidade se desenvolveu, por ter se tornado importante posto fiscal do shogunato, onde também se fazia o controle de quem entrava e saía de Edo. Com 30 balneários de água quente natural, a região de Hakone atraiu não só o turismo como também, devido a sua proximidade de Tóquio, elegantes residências de veraneio dos ricos e famosos.

A cidade de Kusatsu, na província de Gunma, é conhecida como balneário turístico desde o séc. XIII. Dispondo de 18 balneários públicos gratuitos, Kusatsu hoje é parte do Parque Nacional Joshin'etsu Kogen. Há séculos, pessoas se banham com as águas ácidas das nascentes da região para tratar de nevralgia e doenças de pele. Nas termas de Kusatsu ainda se controla a temperatura da água, que é muito quente, pela prática do yumomi. O yumomi consiste em vários funcionários que ficam em pé na beira das enormes banheiras, mexendo vigorosamente a água com remos de madeira compridos, para baixar a temperatura com o ar. Caso água fria fosse misturada à água quente sulfúrica para baixar a temperatura, as propriedades naturais curativas das termas diminuiriam devido à diluição, e por isso ainda se faz uso do trabalhoso mas eficaz método do yumomi.

Ao sul, na província de Oita, encontra-se o maior spa do Japão. Com 2.849 fontes naturais e nove tipos diferentes de águas divididas em 8 regiões conhecidas como Beppu Hatto (As Oito Termas de Beppu), a cidade de Beppu se desenvolveu como centro turístico a partir da Era Meiji (1868 - 1912), quando as ferrovias permitiram um maior fluxo de pessoas para a região. Atualmente, Beppu recebe 4 milhões de turistas por ano que vêm desfrutar de suas esfumegantes águas, ou ainda se enterrar nas quentes areias vulcânicas de suas praias, às quais são atribuídas propriedades medicinais.

As Águas do Dr. Baelz

Curiosamente, foi um europeu que pesquisou e difundiu no Japão as propriedades terapêuticas dos banhos de imersão nos onsen. O Dr. Erwin Baelz nasceu no povoado de Bietigheim, no antigo reino de Würtemberg, atual sul da Alemanha, em 1849 e se formou em medicina na Universidade de Tübingen, tendo servido ainda jovem como médico na Guerra Franco-Prussiana (1870-71). Depois da guerra. Baelz foi para a Universidade de Leipzig, onde especializou-se em patologia, conquistando o doutorado em 1876. Em janeiro daquele ano, Baelz conheceu o representante do governo japonês em Berlim, fechando um contrato para lecionar na futura faculdade de medicina da Universidade de Tóquio, que seria criada no ano seguinte.
Com o fim do sistema do xogunato e a política expansionista imperial do ocidente no oriente, o governo da Era Meiji (1868 - 1912) realizou um intenso processo de modernização e ocidentalização. Com esse raciocínio, criou-se a política de trazer professores e técnicos ocidentais de todas as áreas. para que os japoneses pudessem aprender e atualizar-se com o ocidente. Foi nessa situação que o Dr. Baelz chegou em junho de 1876 em Tóquio.

O Dr. Baelz viveu 29 anos no Japão, tempo suficiente para se transformar no pai da moderna medicina japonesa, que antes dele se baseava quase totalmente na medicina tradicional chinesa. Casou-se com uma japonesa. com quem viveu até falecer. Ele se aposentou da Universidade de Tóquio em 1902 e tornou-se médico particular do Imperador, embora já viesse cuidando de membros da Família Imperial anos antes. Quando voltou em junho de 1905 para a Alemanha com sua mulher e filho, o Dr. Baelz foi o último de sua geração de professores estrangeiros a fazê-Io. e foi condecorado Cavaleiro pelo Rei, passando a se chamar Erwin von Baelz.

O nome do Dr. Baelz tornou-se especialmente popular no Japão devido a um remédio criado por ele, que foi receitado de graça pela primeira vez para uma criada de um hotel na estância de Hakone, cujas mãos ele reparou estarem muito ressecadas e rachadas. Esse remédio, uma loção glicerinada, tornou-se popularmente conhecido como berutsu mizu (água Baelz), e é ainda hoje encontrado nas farmácias. Outra importante contribuição do Dr. Baelz foi feita na área da antropologia, por ter pesquisado e identificado cientificamente a "mancha mongol" (em alemão, Mongolnflecke). uma mancha arroxeada que aparece nas costas dos bebês japoneses e de outros povos asiáticos quando nascem, e que vai diminuindo até desaparecer entre 7 ou 8 anos de idade.

Mas talvez a mais popular das contribuições do Dr. Baelz foi a introdução da balneoterapia no Japão, o tratamento de doenças através do banho em águas minerais.

Em 1884 ele publicou um estudo que fundamentou a balneoterapia no Japão e aplicava seus tratamentos em Kusatsu, onde há séculos os japoneses já apreciavam os banhos agora orientados pelo doutor. Até hoje, para calcular o tempo certo que precisam ficar mergulhadas, as pessoas cantam determinadas músicas populares da região.
Tal foi a dedicação do Dr. Baelz a Kusatsu que atualmente há um acordo de cidades-irmãs entre o balneário japonês e a cidade onde o Dr. Baelz nasceu na Alemanha, Bietigheim. Em ambas foram erigidos monumentos em agradecimento ao doutor da água.

Texto extraído do site "Cultuta Japonesa".

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Sauna: Seguindo uma tradição secular

Texto retirado do site "The Finnish Sauna Society", para ler o original clique aqui.

Os prós e contras da Sauna Finlandesa

No curso dos séculos, muitas nações praticaram o banho de suor. Em alguns lugares a prática desapareceu, em outros desapareceu por muito tempo e mais tarde foi descoberta outra vez. A sauna finlandesa é também um banho de suor, mas de um tipo distinto. Foi influenciada pelas culturas orientais e ocidentais de banho, mas desenvolveu também algumas características genuinamente finlandesas. A tradição da sauna continuada inteira por aproximadamente dois mil anos, é enraizada profundamente no estilode vida da nação finlandesa. O banho de sauna é parte essencial da identidade finlandesa assim como o pão-de-centeio é parte da dieta habitual.



Em defesa da reputação das saunas

Para um finlandês a sauna é sagrada. Desde os tempos antigos as crianças foram ensinadas a comportar-se na sauna como se estivessem em uma igreja. Sexualidade, barulho e outros comportamentos desrespeitosos e indecentes nunca tiveram lugar em uma sauna. Dessa forma permaneceu por séculos. Os homens e as mulheres banham-se junto somente entre amigos e familiares; em saunas públicas têm seções separadas ou horas diferentes. Assim um finlandês que for visitar um sauna mista da europeu central provavelmente ficará embaraçado, embora nenhuma indecência possa ocorrer.

Saunas mistas sérias em outros países dificilmente danificam a reputação da autêntica sauna. O que realmente prejudica essa imagem são os vários tipos de serviços de massagem e entreterimento que operam sob luzes vermelhas e se escondem atrás do nome sauna em muitos países.

São também prejudiciais os artigos sensasionalistas sobre os efeitos nocivos da sauna. Estes ocorrem raramente, mesmo em jornais extrangeiros respeitáveis, e não são baseados geralmente em fatos, mas em desinformação.

Finlandeses tendem a ficar irritados com todo esse tipo de dispositivos sudoríparos artificiais que não têm nada a ver com a sauna, mas são introduzídos no mercado também com esse nome. Esssa parafernalha varia desde calças plásticas a sacos plásticos que são fechados por um síper até a garganta: estes podem ser usados, por exemplo, na sala enquanto você vê TV...

Dicas úteis

Tome banho de sauna como veio ao mundo. A nudez é natural. O suor torna as roupas de banho incômodas.

Não há nenhuma régra exata de comportamento, mas o ritual deve ser relaxante. A pressa e o barulho estão fora da questão, assim como a competição sem sentido de quem suporta melhor o calor.

É uma boa idéia começar com uma ducha ou um banho; sentar-se sobre uma toalha no banco quente também é útil.

A temperatura deve ser entre 80-90°C; dez minutos de cada vez serão o bastante. A umidade do ar é regulada jogando doses pequenas da água sobre as pedras do fogão. Aquecer-se e resfriar-se podem ser repetidas tantas vezes quanto você quiser.

Outra rápida aquecida depois de se lavar pode ser agradável antes de acabar com uma ducha ou mergulho.

Refeições pesadas e álcool devem ser evitados antes da sauna. Mais tarde você necessitará uma bebida refrescante e possivelmente um lanche.

Tomar banho de sauna moderadamente é bom para todos. Aqueles com problemas de saúde devem consultar um médico antes de experimentar.


Procedimentos recomendados para um autêntico banho de sauna

NOTA: Em algumas ilustrações abaixo os banhistas estão sentados sem nenhuma proteção sobre os assentos de madeira da sauna. Isto não é recomendado. Por razões higiênicas use uma toalha ou algo similar para sentar-se.

Reserve tempo suficiente, ao menos uma hora e meia.



Deixe suas roupas no vestiário. Você deve ter também um jogo limpo de roupas para usar após o sauna. Leve algo para se sentar na sauna, por exemplo uma toalha pequena.



Tome uma ducha ou dê um mergulho antes de entrar na sauna. O objetivo é umedecer a pele e remover do corpo possíveis perfumes, que não pertençam à sauna.



Entre na sauna para a primeira rodada. A temperatura recomendada é de 80 a 90°C (176-194°F), em maioria de 100°C (212°F). De início o ar pode estar seco. Aumente a umidade jogando água nas pedras quentes. Usar eras não é recomendado na primeira rodada poruqe a pele ainda não está macia o suficiente.




Saia da sauna quando você se sentir quente o bastante e esfrie-se tomando uma ducha, mergulhando ou apenas ficando sentado na parte de fora da sauna. Tome uma bebida se você sentir sede, mas evite o álcool.



Faça uma segunda rodada, que agora já deve estar mais húmida do que na primeira rodada. Após aquecer-se você pode usar as ervas. É mais agradável com umidade e temperatura adequadas.




Esfrie-se outra vez.

Repita o ciclo quente-frio tantas vezes quantas quiser. Use o whisk (ramo de ervas) de acordo com sua preferência. Para muitas poessoas duas rodadas geralmente são o suficiente.

Retorne à sauna para uma breve aquecisa, até amaciar a pele.



Lave-se.



Após o banho você pode retornar à sauna por um momento, agora preferencialmente a uma temperatura mais baixa.



Finalmente refresque-se, se enxaguando em um chuveiro ou dê um mergulho.



Seque-se com uma toalha ou apenas sentando-se na sauna ainda quente. Você pode também deitar-se e fechar seus olhos por um momento se preferir.



Tome uma bebida refrescante e coma um petisco salgado de acordo com seu gosto pessoal.



Antes de vestir sua roupa limpa reserve bastante tempo para esfriar o corpo, caso contrário a transpiração pode continuar. Preste atenção também para não pegar friagem, já que o corpo está em um estado mais "sensível" após a sauna do que normalmente.

Saia da sauna e do vestiário em boas condições.

Naturismo = Consciência Ecológica

Propaganda positiva do Naturismo. Portugal dá o exemplo.

Chegou o Verão!

Em 2007 faça diferente! Vá pelado!

Vídeo sobre manifesto Naturista em Freiburg - Alemanha. Notem que no final do vídeo a mulher é obrigada a colocar apenas a parte de baixo...

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Dicas de Reciclagem

1. Recicle o vidro. Calcula-se que a reciclagem de 1 tonelada de vidro poupa 65% da energia necessária à produção da mesma quantidade. Aproveite as embalagens de vidro para conservar alimento no frigorífico, na geladeira ou no freezer.

2. Uma só pilha contamina o solo durante 50 anos. As pilhas incorporam metais pesados tóxicos.

3. Prefira eletrodomésticos recentes e de qualidade, pois gastam menos energia.

4. Regue as plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação.

5. Uma torneira a pingar significa 190 litros de água por dia que vão pelo cano abaixo.

6. Desligue o fogão elétrico, antes de terminado o cozimento, a placa mantém-se quente por muito tempo.

7. Desligue o ferro um pouco antes de acabar de passar a roupa - ele vai se manter quente durante o tempo necessário para acabar a tarefa.

8. Seja econômico: poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos; os pratos e copos de papel são ótimos para piqueniques.

9. Em vez de reciclar, tente preciclar (evitar o consumo de materiais nocivos e o desperdício).

10. Um terço do consumo de papel destina-se a embalagens. E alguns têm um período de uso inferior a 30 segundos. Contribua para a redução do consumo dos recursos naturais.

11. Regule o seu carro e poupará combustível. Use gasolina sem chumbo.

12. Sempre que possível, reduza o uso do carro. Para pequenas distâncias, vá a pé. Partilhe o carro com outras pessoas. Sempre que puder opte pelos transportes coletivos.

13. Prefira lâmpadas fluorescentes compactas para as salas cujo índice de ocupação é maior - são mais eficazes se estiverem acesas durante algumas horas. Embora mais caras, duram mais e gastam um quarto da energia consumida pelas lâmpadas incandescentes. Você vai evitar que meia tonelada de dióxido de carbono seja expelida para a atmosfera.

14. Os transportes públicos consomem 1/13 da energia necessária para transportar o mesmo número de passageiros por carro. Implemente uma política de transportes para os empregados.

15. As fotocopiadoras e as impressoras a laser utilizam cassetes de toner de plástico, que freqüentemente têm de ser substituídas. Contate uma empresa que recicle esse plástico ou que o use novamente.

16. Um estudo desenvolvido pela NASA mostra que as plantas conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Distribua plantas profusamente por todas as instalações. Recomenda-se, pelo menos, uma planta de 1,2 a 1,5 metros por cerca de 10 metros quadrados. Escolha espécies de plantas que se dêem bem com pouca luz natural.

17. Instale lâmpadas fluorescentes. Substituir-se uma lâmpada tradicional por uma fluorescente evita o consumo de energia equivalente a cerca de um barril de petróleo ou 317 quilogramas de carvão, que produziria 1 tonelada de dióxido de carbono (o maior gás de estufa) e 6 quilogramas de dióxido de enxofre, que contribui para a chuva ácida. As lâmpadas fluorescentes, além disso, duram em média, 13 vezes mais do que uma lâmpada incandescente. São bons motivos para escolher.

18. Desligue as luzes e os equipamentos (computadores fotocopiadoras, etc.) quando sair do escritório. Está provado que, se durante um ano desligarem-se dez computadores pessoais, à noite e durante os fins-de-semana, vai se poupar em energia o equivalente ao preço do computador. Instale sensores de presença que desliguem as luzes sempre que a sala fique vazia.

19. Antes de decidir comprar equipamentos para o escritório, saiba que as impressoras a jato de tinta usam 99% menos energia que as impressoras a laser, durante a impressão, e 87% menos quando inativas; os computadores portáteis consomem 1% da energia de um computador de escritório. Se for possível, opte por esses equipamentos.

20. Calcula-se que um em cada quatro documentos enviados por FAX são posteriormente fotocopiados porque o original tende a perder visibilidade. Desta forma gasta-se não só o papel de FAX (normalmente não reciclável porque é revestido com produtos químicos que são aquecidos para a impressão) mas também o de fotocópia. Compre um aparelho de fax que use papel normal. Funcionam como fotocopiadoras ou impressoras em papel vulgar.

21. Roupas usadas podem ser dadas a outras pessoas ou a bazares de caridade.

22. Brinquedos velhos, livros e jogos que você não quer mais podem ser aproveitados por outros; portanto, não os jogue fora.

23. Descubra se há locais apropriados para o recolhimento de papel velho. Normalmente, esses locais são organizados pelas autoridades locais ou instituições de caridade.


Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras da hora.

Visitem Mater Natura

Natal Colina do Sol!

Venha Celebrar no Paraíso!

Convidamos todos os amigos Naturistas para mais um lindo Natal na Colina! Será um momento muito especial para aqueles que amam o nosso paraíso e, claro, não abrem mão de excelentes companhias!

No dia 24/12/06, teremos uma ceia comunitária - prepare um prato bem gostoso e venha saborear conosco! O Restaurante servirá as bebidas...

Estamos organizando a lista dos participantes do Amigo Secreto para a troca de presentes natalinos; pedimos àqueles desejem participar que mandem seus nomes por e-mail: restaurantetropical@gmail.com ou, no decorrer da semana, inscrevam-se diretamente no Restaurante Solar do Lago. A retirada dos nomes começará a ser feita no dia 16/12/06 e os amigos secretos serão revelados na noite da ceia, com direito a brincadeiras, mensagens especiais e algumas lágrimas...

Na manhã do dia 25 de dezembro, a Caravana do Papai Noel da Colina do Sol descerá o Morro da Pedra, como vem fazendo há seis anos, emocionando os colineiros que dela participam e que ano a ano se multiplicam e provocando gritinhos nervosos, risos e muita alegria nas crianças todas, que parecem brotar do morro, às centenas, descendo escarpas, surgindo de atalhos e do interior das casas, tão logo ouvemas buzinas dos carros...

Serão distribuídos brinquedos, balas e alimentos não-perecíveis para as crianças e seus familiares.

Neste dia, a Colina do Sol cumpre uma importante função social – colabore!



Solicitamos a cada um em especial que deixe suas doações no Mercado Nativo, com a Beth ou o Raul.

Feliz Natal!!
Contamos com a presença e a participação de todos!

Solar do Lago Restaurante Naturista & Clube Naturista Colina do Sol

Maiores Informações:

51 92444143 Tiago
51 81828413 Kelli
51 84054708 Candida

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Nudez divide alemães

Quando os termômetros acusam altas temperaturas, cresce o número de corpos nus expostos em praias e parques públicos da Alemanha. As opiniões sobre o nudismo diferem no leste e oeste do país.

"Um dos nossos objetivos é mostrar que os alemães não só usam Lederhosen (as calças de couro típicas da Baviera), mas muito freqüentemente não usam é nada", explica Wolfgang Weinreich em tom de brincadeira. Vice-presidente da Associação Alemã da Cultura do Corpo Livre, Weinreich torna-se um homem ocupadíssimo no auge do verão, pois a associação que preside conta com 60 mil membros e um total de 160 clubes de nudistas.

Weinreich, que também é presidente da Federação Internacional dos Naturistas, está de malas prontas para o Congresso Anual dos Naturistas, que se realiza na Flórida, em agosto: "Cada movimento nacional tem seu caráter específico, mas temos um alvo em comum, o de fazer com que o nudismo seja aceito em um número cada vez maior de lugares".



Tradição - No verão, corpos nus são comuns nas piscinas, praias e parques alemães. De acordo com Weinreich, cerca de dez milhões de pessoas tiram a roupa pelo menos uma ou duas vezes durante os meses quentes de verão. Entre os europeus, os alemães foram, inclusive, os pioneiros na questão do striptease em público - um fenômeno que, segundo Weinreich, tem suas raízes na Berlim do século 19.

"Nos primórdios da era industrial, com o processo contínuo de alienação do homem em relação à natureza, os berlinenses começaram a fugir em direção aos lagos que circundam a cidade e deram início, assim, ao costume de banharem-se nus", conta Weinreich. Não demorou muito e outros europeus ficaram sabendo daquele "escândalo histórico" também introduziram o nudismo em seus países. A partir daí, o movimento dos naturistas começou a crescer em toda a Europa.

Nazismo - Na Alemanha, no entanto, o movimento foi sufocado em 1933, quando os nazistas tomaram o poder e baniram o nudismo do país. Após a Segunda Guerra Mundial, foi com a ajuda dos ingleses que os nudistas voltaram à ação, através de um "major britânico que assinou simbolicamente uma aprovação oficial". A partir de então, o número de nudistas cresceu gradualmente no país. O maior número de adeptos foi atingido há dez anos, com cerca de 70 mil naturistas registrados.

Na última década, o número caiu para apenas dez mil. Segundo Weinreich, no entanto, há de se considerar que o nudismo é praticado ocasionalmente por cerca de 10 milhões. De qualquer forma, o número de naturistas ainda é bastante alto na Alemanha, principalmente nos meses de verão. Do Báltico ao Mar do Norte, há diversas praias com o símbolo FKK, a abreviatura alemã de Cultura do Corpo Livre (Freie Körper Kultur). Entre os 600 mil veranistas na turística Ilha de Sylt, estima-se que 200 mil pratiquem o nudismo.

Leste & Oeste – Mas nem tudo é sol e praia no mundo dos peladões. Há uns anos, o tema deu o que falar e a temperatura esquentou. Alemães ocidentais reclamaram que a tendência de seus conterrâneos do leste do país à prática do nudismo estava indo longe demais. O debate foi travado na costa do Mar Báltico, região pertencente à ex-Alemanha Oriental antes da queda do Muro de Berlim.

Os wessis, como são chamados os alemães ocidentais, reivindicaram a separação de praias destinadas ao nudismo, alegando que queriam passar suas férias em paz, "sem ter que ficar admirando os genitais dos alemães orientais", conhecidos como ossis. Não seria lógico esperar que turistas esnobes fossem à praia sem roupa. "Na Alemanha Oriental, no entanto, andar nu era uma coisa completamente normal", explica Weinreich.

Liberdade - Embora tenha sido uma sociedade marcada pela repressão à liberdade individual em vários aspectos, a ex-Alemanha Oriental, de regime comunista, sempre manteve uma posição liberal em relação à nudez. Pessoas que sofreram sob o comunismo costumam ironizar que andar nu era a única liberdade real que os alemães orientais possuiam.

Hoje em dia, os ossis têm que se contentar com as praias destinadas exclusivamente à "cultura do corpo livre", quase sempre localizadas longe dos centros turísticos. A questão do nudismo, entretanto, continua sendo um assunto quente entre os alemães. No conhecido English Garden, na região central de Munique, nudistas que se bronzeavam causaram recentemente uma acirrada disputa sobre o tema.

"Nosso principal objetivo é aumentar cada vez mais o número de locais em que o nudismo é permitido, o que não significa que incentivemos as pessoas a tirar a roupa em lugares públicos", observa Weinreich. A Associação Alemã para a Cultura Livre do Corpo, segundo ele, procura, no momento, mais lugares em que os nudistas possam se encontrar em paz, sem incomodar aqueles "que podem vir a se sentir ofendidos pelos corpos expostos".

Congresso – Saúde e meio ambiente são os tópicos mais importantes a serem debatidos pelos delegados das associações de nudistas de todo o mundo, reunidos na Flórida neste mês de agosto. O congresso, organizado pela Federação Internacional dos Naturistas, é, segundo Weinreich, completamente democrático: "A grande coisa entre os nudistas é a união e a igualdade. Não importa de onde venha, o nudista nunca vai poder exibir seu mais novo terno Brioni ou seu Rolex brilhante. Entre os nudistas, não há fronteiras nacionais nem diferença de classes".

Apesar dos ideais democráticos, um dos mais novos membros do clube de nudismo inglês - que trabalha em parceria com o de Weinreich, em Bonn - é um verdadeiro gentleman, agraciado há pouco com um título de nobreza pela rainha da Inglaterra.

Alemanha | 05.08.2002

Artigo original em DW-World.de

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Encontro de Jovens em Recife

Pessoal,

Neste dia 16/12 a Associasão de Jovens Naturistas Brasileiros - YNAI - fará um Encontro Recifense de Jovens Naturistas para discutirmos diversos assuntos de nosso interesse, bem como sobre a criação de uma Associação Pernambucana de Naturismo. O local escolhido foi o Restaurante O Bode, em Boa Viagem.

Caso você seja de Recife e queira participar, basta mandar um e-mail para rogerio@ynai.com.br. É importante a sua confirmação para que possamos reservar as mesas.

Todos os naturistas recifenses e da região estão convidados! Não deixem de participar! A presença de todos é importantíssima para coletarmos opiniões e idéias e tornarmos o naturismo mais forte em Pernambuco.

Um grande abraço a todos!

enviado por
Rogério Silva
Conselheiro YNAI para NE
rogerio@ynai.com.br

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Comunidade Naturista Encanto de Minas compra suas terras

Amigos Naturistas Brasileiros,

É com grande honra que lhes informo que a CNEM - Comunidade Naturista Encanto de Minas, no dia 04 de Dezembro de 2006, adquiriu suas terras para a construção de uma nova Cidade Naturista no Brasil.

Uma nova cidade naturista nos moldes das maiores cidades deste estilo do Mundo. Esta é a proposta de um grupo do Estado de Minas Gerais que tinha um sonho que acaba de se tornar realidade.

Localizada a 60km da capital do estado de Minas Gerais (Belo Horizonte) na estrada que liga esta cidade à Vitória (Capital do Estado do Espirito Santo), num vale verde com muita água, 2 represas, fontes d'água, corregos, muito verde, pássaros e animais silvestres, contando com fácil acesso em via pavimentada. Extendedo-se por todo um vale recoberto de mata atlântica num ambiente 100% ecológico e natural. (aproximadamente 500km de São Paulo, 500km do Rio de Janeiro, 350km de Vitória e 750km de Brasilia). - Realmente no Coração do Brasil!!!

Em Belo Horizonte temos 2 aeroportos sendo um deles Internacional. Existem conexões aéreas para todos os cantos do Brasil e através de São Paulo conexão com o mundo inteiro.

Minas Gerais é um estado bem quente o ano todo o que facilita a prática do naturismo praticamente todos os dias do ano!

Não é raro encontrarmos macacos, pássaros e outros animais nativos dentre as áreas já construídas para o lazer humano e segundo os associados este sempre será o ponto alto do CNEM.

São 25 hectares de terra (250 mil metros quadrados) 100% aproveitaveis para esta construção!

Segundo o Presidente da Comunidade, Weslley Lima, “aqui não teremos a figura de um dono, tudo será decidido democraticamente em reuniões dos moradores”. Esta sem dúvidas será uma grande diferença para outras áreas congêneres do Mundo.

A proposta inclui escola, teatro, hospital, centro holístico, hotel, camping, albergue, restaurante, bar, mercado e ruas com casas de alvenaria no estilo colonial tradicional mineiro, que segundo a arquiteta Maria Helena Lüscher, responsável pelo projeto urbanístico irá "dar aquele ar bucólico de volta ao passado e tranqüilidade, contrastando veementemente ao corre-corre e ao concreto armado das grandes cidades brasileiras".

Se o lugar é paradisíaco, também o ambiente o é. Nele só entra portadores do passaporte naturista ou convidados dos associados. O objetivo é manter a ética do lugar funcionando o tempo todo.

Weslley Lima afirma que “aqui não teremos problemas com ética, swing ou outras práticas libidinosas pois este ponto será sempre bem fiscalizado e quem quebrar estes ítens do Código de Ética será expulso terminantemente do local.” E acrescenta: “Queremos um local sadio para criarmos nossos filhos em toda maravilha que é o estilo de vida naturista.” (Weslley Lima também é membro efetivo do Conselho de Ética da FBrN)

Sem dúvidas quem visita o CNEM vê que ali a coisa é diferente mesmo.

Em Novembro de 2005 foi lavrado em cartório os Estatutos e Normas Internas, bem como foi realizado o Registro de Pessoa Jurídica (CNPJ) e todas as documentações necessárias para tal empreendimento.

As terras adquiridas já estão em nome da Comunidade Naturista Encanto de Minas para não haver, em momento algum, duvidas sobre quem é proprietário delas. Toda transação foi acompanhada de perto por um dos maiores escritórios de advocacia da cidade de João Monlevade cujo dono também é naturista.

Para adquirir seu terreno e fazer parte deste empreendimento estão sendo lançados Titulos Residenciais que dão direito a voto nas Assembléias, participação efetiva nas decisões da CNEM e construção de sua casa!



O PROJETO CNEM É:


OBJETIVO
Trocar informações com outras sociedades com o mesmo objetivo.
Implantar a técnologia e a ciência da cura através dos elementos da natureza.
Difundir a filosofia naturista.
Estabelecer um espaço para o encontro de naturistas de todo o mundo.
Criar oportunidades para implantação de uma comunidade naturista.

ADMINISTRAÇÃO
Centro de apoio aos visitantes
Segurança
Telecomunicações

CULTURA E EDUCAÇÃO
Anfiteatro com Data Show;
Discoteca;
Biblioteca;
Atêlier;
Galpão para artesanato;
Pré-Escola.

ESPORTE E LAZER
Lago c/ botes e pedalinho;
Tobogam subterrâneo;
Gruta com água;
Duchas;
Trilhas;
Área para alpinismo;
Teleférico e tirolesa;
Play ground e bancos de areia;
Quiosques;
Praças com mesas para jogos;
Campo de futebol;
Campo para futebol de areia;
Quadras de volei, peteca e tênis;
Salão de jogos (sinuca, ping pong, totó, xadrez etc);
Pista para mini golf;
Piscina aquecida;
Polo aquático;
Saunas (seca e a vapor).

SAÚDE
Posto de primeiros socorros;
UTI Móvel;
Núcleo de Terapias Holísticas;
Ervanário;
Academia.

TRANSPORTE
Veículos para translados de estudantes e turistas;
Minibugues p/ aluguel;
Bicicletas motorizadas e simples.

ECONOMIA
Bares;
Farmácia;
Padaria;
Feira;
Supermercado;
Sorveteria;
Artesanato.

MEIO AMBIENTE
Projeto de preservação ambiental;
Todo lixo será separado e reciclado;
Paisagismo;
Programa de controle ambiental de obras;
Biodigestores;
Transformação das energias eólica, hidrelétrica em energia elétrica e solar em energia térmica;
Tratamento de água e objetos orgânicos e inorgânicos, devolvendo somente água potável ao meio ambiente.

* Todas As construções seguiram o estilo colonial mineiro em Alvenaria.


Como ponto de partida deste empreendimento estão sendo disponibilizados apenas 20 Títulos Residenciais com preço reduzido (de um total de 300 títulos!)
Não perca esta oportunidade!


Nº de Cotas Nº de Cotas Entrada Parcelamento Parcela mensal
20 R$5.000,00 R$1000,00 5 meses R$ 1000,00
80 R$5.500,00 R$1500,00 5 meses R$1000,00
100 R%6.000,00 R$2000,00 5 meses R$1000,00


Não deixe para depois!

Não existe nenhuma outra taxa para você poder construir sua casa neste paraíso!

Também estão sendo disponibilizadas Jóias de Mensalistas que poderão frequentar a Comunidade Naturista Encanto de Minas sem pagar taxa de portaria, pagando apenas um valor simbólico mensalmente!

Estas jóias não dão direito a voto nas assembléias, nem hospedagem, no entanto também é uma excelente opção para quem desejar aproveitar os dias neste paraíso!

As jóias custam R$500,00 e também podem ser financiadas com a própria Comunidade Naturista Encanto de Minas! (a mensalidade posterior será de R$30,00 com direito ao tutular e seus dependentes entrarem qualquer dia na CNEM)

Importante: A CNEM é formada por grupo misto sem classificação cívil ou etária (Casais, solteiros e crianças), mantemos um ambiente familiar , de absoluto respeito e de imensa tranqulidade. O passaporte Naturista é obrigatório para todos os visitantes, independente do estado civil, sexo, ou faixa etária. Solicite o seu passaporte naturista no clube ou entidade filiada à FBrN que você faz parte.

Assista ao vídeo de lançamento deste empreendimento em:

http://www.naturismo.org.br/video.wmv (Alta Resolução)

http://www.naturismo.org.br/video2.wmv (Baixa Resolução)

Contatos com a CNEM:

+55 (31) 9657 5001

+55 (31) 8874 7418

email: cnem@naturismo.org.br

www.naturismo.org.br

Abraços a todos,

André Herdy

Começa a Jornada Ciclo Naturista!

Hoje dia é 05/012/2006 e nesse exato momento o jovem naturista e ciclista Helton de Moraes, encontra-se no Clube Naturista Colina do Sol, em Taquara /RS de onde dará início a sua Jornada Ciclo-Naturista, pedalando em sua bicicleta passará pelos principais pontos turísticos e recantos naturistas do Brasil.


Na primeira etapa da viagem, percorrerá o interior do RS, pasando pelas cidades serranas de São Francisco do Sul, Bom Jesus e Urubici. Após em uma segunda etapa terá como destino SC, provavelmente passando pelas praias de Pedras Altas e Pinho, no estado do Paraná seu destino será Curitiba, em SP conhecerá os Clubes Mirante do Paraíso e Rincão, RJ não deixará de conhecer Paraty e a encantadora Abricó, como destino final terá o estado de Minas Gerais.

Helton é médico do Trabalho, estudante de Engenharia Mecânica e um apaixonado pelo Ciclismo e pela naturieza, conheceu o naturismo a pouco tempo, mas o suficente para afirmar que este é o seu estilo de vida.


Ele também é associado aos grupos Ynai -Jovens Naturistas do Brasil e NatSul -Associação dos Naturistas do Sul do Brasil e portador de Passaporte Naturista. A jornada terá duração de três meses, segundo Helton : " trata-se de uma oportunidade para conhecer pessoas e as belezas do Brasil, combinando com estilo de vida saudável que o naturismo e o ciclismo podem proporcionar".

Através de um boletim periódico, os interesados poderão acompanhar essa jornada através do Portal Brasil Naturista (www.brasilnaturista.com), bem como o sites da NatSul (www.natsul.org.br), além do blog do próprio ciclista: www.numadenomade.blogspot.com ; bem como nos princípais Portais Naturistas.

Helton, estamos contigo e esperamos que essa jornada se complete com sucesso! Conte com nosso apoio! Esperamos a boa acolhida nas áreas que visitará.

enviado por
Tiago Dornelles Carlan
NatSul
Ynai-Brasil

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Final de Ano e Férias de Verão!

Final de ano chegando, festas de Reveillon, praia, fogos de arifício, oferendas para Yemanjá, tudo isso em apenas algumas horas. E no dia seguinte encontramos aquela sujeira em algumas praias.

Porque não tomamos uma atitude como naturistas? Seguindo as últimas diretrizes da INF, a Naturia propõe o seguinte:

Organizar grupos de naturistas, devidamente identificados com camisetas, talvez com os dizeres “Descubra-se! Junte-se a nós e viva o Naturismo”, espalhados pelas principais praias do Brasil para recolher o lixo deixado após as festividades.

Talvez assim pudéssemos divulgar o Naturismo por uma faceta ainda não muito conhecida, a conciência ecologica. Grandes empresas se apoiam nesses ideias para conquistar clientes e consumidores. Uma das bases do Naturismo é esse ideal, mas nos esquecemos ou, na maioria das vezes, as pessoas não focam nesses princípios.

Vamos recrutar e divulgar o Naturismo de uma forma moderna e consistente! Vamos distribuir camisetas com esses dizeres e chamar a atenção sem chocar com a nudez, com conciência e princípios.

Talvez pudéssemos organizar mutirões periódicos pelas praias vizinhas das nossas praias naturistas nos finais de tarde durante esses verão. Divulgando o naturismo e convidando pessoas para conhecê-lo mais de perto.

A idéia está lançada, podemos agora abrir o debate de idéias!

Descubra-se! Junte-se a nós e viva o Naturismo