quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Enquete - A internet e a nudez

Com as recentes polêmicas sobre personalidades tendo seus corpos expostos ao mundo todo através de fotos espalhadas pela internet resolvemos fazer uma enquete sobre a influência da internet na aceitação da nudez.

Responda à enquete no menu a direita e deixe seu comentário no link "comentários" logo abaixo, neste mesmo post.

Todos estaremos nus na internet

Publicado no site O Estado de São Paulo
Domingo, 23 setembro de 2007
por Pedro Doria

Estrela de ‘High School Musical’ clicou-se para o namorado e foi parar na rede. A tecnologia pôs fim à privacidade

Na fotografia, Vanessa Hudgens está nua. De pé, seus longos cabelos negros para trás, ela sorri. Não é a melhor das fotos: um quê desfocada, pouco iluminada, o cenário é um quarto bagunçado. Ela tem 18 anos, fará 19 em dezembro. É a estrela de High School Musical, o telefilme que se tornou o maior sucesso recente dos Estúdios Disney. O álbum com a trilha sonora foi o disco mais vendido de 2006. High School Musical 2 estreou em agosto. Uma versão para o cinema está para ser lançada.

Mas agora a atriz favorita das pré-adolescentes está nua na internet. A foto amadora, tirada para o namorado com uma câmera digital, vazou ninguém sabe explicar bem como.

“Gostaria de me desculpar perante meus fãs, cujo apoio e confiança significam tudo para mim”, declarou Vanessa numa mensagem por escrito. “Estou envergonhada por conta dessa situação e me arrependo de ter tirado essas fotos.” Em 2004, quando um dos seios da cantora Janet Jackson apareceu disfarçadamente e de longe durante um concerto transmitido ao vivo, ela foi obrigada a pedir desculpas públicas inúmeras vezes enquanto ia perdendo patrocinadores e contratos para shows e participações em séries de TV.

Vanessa se desculpou uma única vez e, quando ficou claro que nenhuma onda de críticas viria, a Disney aceitou suas desculpas, encerrando o caso.

“A internet nos deixou mais confortáveis com a nudez”, diz o professor Paul Levinson, chefe do departamento de comunicação da universidade jesuíta Fordham, de Nova York. Para ele, a ampla disponibilidade de câmeras digitais e acesso de banda larga à rede produzirá cada vez mais imagens de pessoas nuas, sejam famosas ou não, que terminarão acidentalmente online. Ficarão tão comuns nos próximos anos que deixarão de chocar por completo. “Nossos cérebros são programados para querer ver pessoas do sexo oposto nuas”, ele sugere. “Considero quem reclama da nudez dos outros um grupo de fanáticos e vejo, pelos meus alunos, pelos meus filhos, que as gerações mais jovens tendem a concordar comigo.”

Se, dessa vez, não despertaram a ira de colunistas conservadores que cobram das estrelas bons exemplos, certamente as fotografias fizeram sucesso na rede. O nome de Vanessa deve terminar setembro como o mais buscado no Google durante o mês. Desde que aquela única imagem veio à tona, foram divulgadas também outras da série, nas quais aparece parcialmente vestida. E os sites especializados em fofocas estão numa caça desenfreada por mais imagens.

A Disney é considerada um dos estúdios de cinema mais pudicos e não à toa: como lida diretamente com crianças e adolescentes mais jovens, está sob a constante vigilância da imprensa conservadora americana. Se, para o estúdio, o episódio é tenso, a história das fotos que vazaram para a rede de Vanessa Hudgens não é única - trata-se apenas do episódio mais recente.

Há algumas semanas, caíram na internet fotos tiradas por um paparazzo da atriz britânica Sienna Miller numa praia européia. Fotos pessoais que vazaram ou que foram pescadas por fotógrafos em praias ou casas com muros altos, nos últimos anos, capturaram Uma Thurman, Gwyneth Paltrow, Alyssa Milano e a cantora francesa Vanessa Paradis. Não são novidade - até Jacqueline Kennedy Onassis foi flagrada nua por um fotógrafo indiscreto, nos anos 1970. A diferença é a internet, que amplia a distribuição das imagens e contribui para que seja impossível apagá-las.

No início do mês, aconteceu com a atriz brasileira Nathália Rodrigues, da TV Record. “Deixa o fotógrafo ser feliz com o dinheiro que ele ganhou”, sugeriu Nathália a um dos sites de fofocas da rede. E deu de ombros. Ela estava na Praia do Abricó, dedicada ao nudismo, no Rio.

“A cultura da internet vai se desenvolver de uma forma que é difícil prever”, diz cautelosa a professora Ruth Barcan, antropóloga da Universidade de Sydney, na Austrália. Ela, que escreveu Nudity, a Cultural Anatomy - Nudez, uma anatomia cultural - não vê a situação como Levinson. Se é verdade que a rede tornou a disponibilidade da nudez mais ampla e usual, não quer dizer que ela tenha se tornado mais aceitável.

Para ela, não é a internet mas sim a própria cultura que vem, nas últimas décadas, ampliando a representação da nudez. Isso não se traduz em maior aceitação do corpo. “Hábitos sexuais são mais tolerados, imagens de nudez mais comuns”, ela diz, “mas a cultura também nega o corpo, ao afirmar que ele só é aceitável após passar por transformações, como o uso do desodorante, cirurgias plásticas ou tintura de cabelo.”

High School Musical é a adaptação para uma escola secundária de Romeu e Julieta. Vanessa faz a boa aluna de física que se apaixona pelo astro do time de futebol americano - e, como cabe às velhas narrativas de Hollywood, seu namorado na vida real é o ator Zac Efron, com quem contracena. Perante o comportado romance adolescente - que até parece nascido duma campanha de marketing -, as fotos pessoais destoam.

“Não podemos nos esquecer que a internet é muito diversa”, diz a professora Barcan. “Então o tipo de nudez nela varia muito, da arte mais sofisticada à pornografia mais grosseira.” No amplo inventário da nudez online, cada vez mais é comum aquilo que Vanessa fez: a jovem moça que posa para seu namorado. É comum a toda sua geração, que cresceu online, habituada a tecnologia. E é um hábito universal.

O New York Times já registrou jovens casais de países repressores, como o Irã, que mal podem se ver pessoalmente, mas se expõem um para o outro em conversas filmadas por webcams, isolados cada um em seu respectivo quarto. No Brasil, há sites especializados em “fotos de namoradas”, de universitárias, que vêm à tona num ritmo semanal.

Nesse sentido, as fotos que Vanessa tirou um dia, protegida em seu quarto, para enviar ao namorado por e-mail, a tornam uma legítima representante de sua geração. “Todo mundo terá a sua foto nu”, diz Farhad Manjoo, comentarista da revista eletrônica Salon. “E essa foto vai parar na web. Com o tempo, reconheceremos tais imagens como nada mais do que a prova de uma vida vivida ao máximo.”

Talvez. Autor de The Transparent Society - A sociedade transparente -, o futurista David Brin vê diferentemente. A tecnologia, diz ele, eliminou qualquer possibilidade de haver privacidade. Só isso. Teremos que nos habituar.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Mente Limpa - Corpo Livre


Mente Limpa - Corpo Livre


Mente Limpa - Corpo Livre


Mente Limpa - Corpo Livre

Post publicado no blog português O Opinativo
Segunda-feira, Dezembro 04, 2006

Nudismo...


Hoje trago-vos aqui ao Opinativo o tema do nudismo. E vou opinar sobre nudismo mesmo, e não naturismo, que é um conceito mais vasto que o primeiro...

Naturismo é um conjunto de condutas que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver, defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras... o naturismo baseia-se num modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizando-se pela prática do nudismo em grupo, com a intenção de favorecer o auto-respeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente...

Temos assim que o nudismo é uma das vertentes do naturismo. E é somente sobre nudismo que vou falar, uma vez que nunca estive inserido na vivência naturista...

A primeira distinção que urge fazer desde logo é a separação que existe e tem de existir entre o nudismo e o carácter sexual da nudez em si... isto não quer dizer que um pessoa não fique excitada... eu na primeira vez que pratiquei nudismo rapidamente fiquei de "mastro içado"... e nos primeiros momentos é quase impossível dissassociar a visão de um corpo feminino nu do desejo sexual... afinal, um gajo encontra-se impregnado de testosterona não é verdade

A minha primeira vez foi com uma amiga (ela desafiou-me em tom de brincadeira e eu aceitei!) e um grupo de amigos dela que eu conhecia superficialmente e com roupa, refira-se... quando chegámos os dois ao meco eles já lá estavam como vieram ao mundo... o primeiro momento mais esquisito foi cumprimentar um grupo de pessoas todas nuas... os beijinhos na face das meninas que se roçavam em mim, para minha surpresa... por contrapartida cumprimentar gajos nus não me causou qualquer efeito (possivelmente por causa de frequentar balneários no ginásio...).

Depois de me despir e esfregar algum creme protector (lição número 1 que aprendi com eles, ter muito cuidado com os escaldões... "se são incómodos nas costas, imagina nas partes baixas" disseram-me...), rapidamente tive que me deitar de barriga para baixo (se é que me entendem)... a minha amiga aproximou-se e sussurrou-me ao ouvido se já estava de pau feito? Depois disse-me que era um espécie de praxe, as amigas insinuavam-se de propósito por forma a excitar-me... se todas as praxes fossem assim comentei... e desatámos todos a rir...

A verdade é que aquele momento funcionou e serviu para descontrair. Passado o impacto inicial, uma pessoa está toda nua no meio de um grupo de pessoas todas nuas exactamente como estaria vestido no meio de um grupo de pessoas vestidas... as conversas são as mesmas, as piadas são as mesmas, as brincadeiras são as mesmas, os toques são os mesmos...

A grande diferença está na sensação de liberdade vivida... a sensação do calor do sol banhar todo o nosso corpo... a sensação de mergulhar no mar livre de qualquer roupa e meus amigos, nadar no mar nu, é das melhores sensações que se podem viver...

E vendo bem, porque haveria de ser diferente um toque na anca de uma miúda em fato de banho por comparação com uma miúda nua... um beliscão no traseiro com roupa será diferente de um beliscão num traseiro desnudado...

As pessoas é que vivem no meio do preconceito... preconceitos da sociedade e preconceitos delas próprias... se nos conseguirmos libertar desses preconceitos, vamos experimentar novas sensações... podemos gostar ou podemos não gostar, mas só após vivê-las é que vamos saber...

Eu adorei praticar nudismo... durante uns tempos (enquanto era descomprometido) muitas vezes frequentei o meco com a minha amiga e com os seus, que passaram também a ser meus, amigos... infelizmente a vida vai-se complicando à medida que vamos avançando e actualmente, para além de ter perdido contacto com a maioria deles, os poucos com quem vou esporadicamente contactando deixaram também de repetir aqueles momentos...

P.S. Então e vocês??? Já praticaram??? Gostariam de experimentar??? Partilhem as vossas experiências...

Comentários:

Luciana disse... Nunca pratiquei embora tenha alguma curiosidade em saber como seria! Quanto ao preconceito que as pessoas têm, é uma verdade mas é tudo devido também ao pouco à vontade que cada pessoa tem consigo própria. Ainda existem muitas pessoas que não se sentem à vontade de mostrar o corpo por causa dos pneus ou porque aqui está assim e ali está assado!! Neste momento só iria experimentar uma praia dessas se o meu namorado me acompanhasse, como será óbvio!
3:53 PM

Sandra disse... :))hinunca fiz nudismo (publico), n me axo capaz de fazer, tumem agora c esta idade já n me cativa mui, um topless inda vai, mas por pouco tempo (é ké deficil tar sem a parte de cima do bikini c o gajo ao meu ladecos)...mas se keres q te diga é me indiferente, n critico qm faz, por isso na boa :))ganda boca a do miguel f. carvalho...ihiihihibjsSandra
6:06 PM

mtheman disse... nudismo é um estado de espírito sandra... não interessa a idade ;)se existem gajos que se cumprimentam de trombinha estendida é lá com eles... eu não me meto...
7:34 PM

Anónimo disse... Eu se fizesse seria acompanhada. Não sei se teria coragem, mas gostei da descrição da sensação de liberdade nadar sem roupa :-) Já ouvi falar que nessa praia do Meco há mirones, e daí precisar de body guard (O Frota ta no brasil, n pode ser ele)Já fiz topless, é pena não estar tao divulgado no nosso país, é que as pessoas olham demasiado e torna-se incomodativo se mais ninguém estiver a fazer... mas não tenho vergonha nenhuma do meu corpo.Muito pelo contrário...cm costumo dizer: God was really generous with me :-)Temos que gostar do nosso corpo!
11:04 PM

Mente Limpa - Corpo Livre

Post publicado no blog português O Opinativo
Segunda-feira, Dezembro 04, 2006

Nudismo...


Hoje trago-vos aqui ao Opinativo o tema do nudismo. E vou opinar sobre nudismo mesmo, e não naturismo, que é um conceito mais vasto que o primeiro...

Naturismo é um conjunto de condutas que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver, defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras... o naturismo baseia-se num modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizando-se pela prática do nudismo em grupo, com a intenção de favorecer o auto-respeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente...

Temos assim que o nudismo é uma das vertentes do naturismo. E é somente sobre nudismo que vou falar, uma vez que nunca estive inserido na vivência naturista...

A primeira distinção que urge fazer desde logo é a separação que existe e tem de existir entre o nudismo e o carácter sexual da nudez em si... isto não quer dizer que um pessoa não fique excitada... eu na primeira vez que pratiquei nudismo rapidamente fiquei de "mastro içado"... e nos primeiros momentos é quase impossível dissassociar a visão de um corpo feminino nu do desejo sexual... afinal, um gajo encontra-se impregnado de testosterona não é verdade

A minha primeira vez foi com uma amiga (ela desafiou-me em tom de brincadeira e eu aceitei!) e um grupo de amigos dela que eu conhecia superficialmente e com roupa, refira-se... quando chegámos os dois ao meco eles já lá estavam como vieram ao mundo... o primeiro momento mais esquisito foi cumprimentar um grupo de pessoas todas nuas... os beijinhos na face das meninas que se roçavam em mim, para minha surpresa... por contrapartida cumprimentar gajos nus não me causou qualquer efeito (possivelmente por causa de frequentar balneários no ginásio...).

Depois de me despir e esfregar algum creme protector (lição número 1 que aprendi com eles, ter muito cuidado com os escaldões... "se são incómodos nas costas, imagina nas partes baixas" disseram-me...), rapidamente tive que me deitar de barriga para baixo (se é que me entendem)... a minha amiga aproximou-se e sussurrou-me ao ouvido se já estava de pau feito? Depois disse-me que era um espécie de praxe, as amigas insinuavam-se de propósito por forma a excitar-me... se todas as praxes fossem assim comentei... e desatámos todos a rir...

A verdade é que aquele momento funcionou e serviu para descontrair. Passado o impacto inicial, uma pessoa está toda nua no meio de um grupo de pessoas todas nuas exactamente como estaria vestido no meio de um grupo de pessoas vestidas... as conversas são as mesmas, as piadas são as mesmas, as brincadeiras são as mesmas, os toques são os mesmos...

A grande diferença está na sensação de liberdade vivida... a sensação do calor do sol banhar todo o nosso corpo... a sensação de mergulhar no mar livre de qualquer roupa e meus amigos, nadar no mar nu, é das melhores sensações que se podem viver...

E vendo bem, porque haveria de ser diferente um toque na anca de uma miúda em fato de banho por comparação com uma miúda nua... um beliscão no traseiro com roupa será diferente de um beliscão num traseiro desnudado...

As pessoas é que vivem no meio do preconceito... preconceitos da sociedade e preconceitos delas próprias... se nos conseguirmos libertar desses preconceitos, vamos experimentar novas sensações... podemos gostar ou podemos não gostar, mas só após vivê-las é que vamos saber...

Eu adorei praticar nudismo... durante uns tempos (enquanto era descomprometido) muitas vezes frequentei o meco com a minha amiga e com os seus, que passaram também a ser meus, amigos... infelizmente a vida vai-se complicando à medida que vamos avançando e actualmente, para além de ter perdido contacto com a maioria deles, os poucos com quem vou esporadicamente contactando deixaram também de repetir aqueles momentos...

P.S. Então e vocês??? Já praticaram??? Gostariam de experimentar??? Partilhem as vossas experiências...

Comentários:

Luciana disse... Nunca pratiquei embora tenha alguma curiosidade em saber como seria! Quanto ao preconceito que as pessoas têm, é uma verdade mas é tudo devido também ao pouco à vontade que cada pessoa tem consigo própria. Ainda existem muitas pessoas que não se sentem à vontade de mostrar o corpo por causa dos pneus ou porque aqui está assim e ali está assado!! Neste momento só iria experimentar uma praia dessas se o meu namorado me acompanhasse, como será óbvio!
3:53 PM

Sandra disse... :))hinunca fiz nudismo (publico), n me axo capaz de fazer, tumem agora c esta idade já n me cativa mui, um topless inda vai, mas por pouco tempo (é ké deficil tar sem a parte de cima do bikini c o gajo ao meu ladecos)...mas se keres q te diga é me indiferente, n critico qm faz, por isso na boa :))ganda boca a do miguel f. carvalho...ihiihihibjsSandra
6:06 PM

mtheman disse... nudismo é um estado de espírito sandra... não interessa a idade ;)se existem gajos que se cumprimentam de trombinha estendida é lá com eles... eu não me meto...
7:34 PM

Anónimo disse... Eu se fizesse seria acompanhada. Não sei se teria coragem, mas gostei da descrição da sensação de liberdade nadar sem roupa :-) Já ouvi falar que nessa praia do Meco há mirones, e daí precisar de body guard (O Frota ta no brasil, n pode ser ele)Já fiz topless, é pena não estar tao divulgado no nosso país, é que as pessoas olham demasiado e torna-se incomodativo se mais ninguém estiver a fazer... mas não tenho vergonha nenhuma do meu corpo.Muito pelo contrário...cm costumo dizer: God was really generous with me :-)Temos que gostar do nosso corpo!
11:04 PM

Mente Limpa - Corpo Livre

Post publicado no blog português O Opinativo
Segunda-feira, Dezembro 04, 2006

Nudismo...


Hoje trago-vos aqui ao Opinativo o tema do nudismo. E vou opinar sobre nudismo mesmo, e não naturismo, que é um conceito mais vasto que o primeiro...

Naturismo é um conjunto de condutas que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver, defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras... o naturismo baseia-se num modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizando-se pela prática do nudismo em grupo, com a intenção de favorecer o auto-respeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente...

Temos assim que o nudismo é uma das vertentes do naturismo. E é somente sobre nudismo que vou falar, uma vez que nunca estive inserido na vivência naturista...

A primeira distinção que urge fazer desde logo é a separação que existe e tem de existir entre o nudismo e o carácter sexual da nudez em si... isto não quer dizer que um pessoa não fique excitada... eu na primeira vez que pratiquei nudismo rapidamente fiquei de "mastro içado"... e nos primeiros momentos é quase impossível dissassociar a visão de um corpo feminino nu do desejo sexual... afinal, um gajo encontra-se impregnado de testosterona não é verdade

A minha primeira vez foi com uma amiga (ela desafiou-me em tom de brincadeira e eu aceitei!) e um grupo de amigos dela que eu conhecia superficialmente e com roupa, refira-se... quando chegámos os dois ao meco eles já lá estavam como vieram ao mundo... o primeiro momento mais esquisito foi cumprimentar um grupo de pessoas todas nuas... os beijinhos na face das meninas que se roçavam em mim, para minha surpresa... por contrapartida cumprimentar gajos nus não me causou qualquer efeito (possivelmente por causa de frequentar balneários no ginásio...).

Depois de me despir e esfregar algum creme protector (lição número 1 que aprendi com eles, ter muito cuidado com os escaldões... "se são incómodos nas costas, imagina nas partes baixas" disseram-me...), rapidamente tive que me deitar de barriga para baixo (se é que me entendem)... a minha amiga aproximou-se e sussurrou-me ao ouvido se já estava de pau feito? Depois disse-me que era um espécie de praxe, as amigas insinuavam-se de propósito por forma a excitar-me... se todas as praxes fossem assim comentei... e desatámos todos a rir...

A verdade é que aquele momento funcionou e serviu para descontrair. Passado o impacto inicial, uma pessoa está toda nua no meio de um grupo de pessoas todas nuas exactamente como estaria vestido no meio de um grupo de pessoas vestidas... as conversas são as mesmas, as piadas são as mesmas, as brincadeiras são as mesmas, os toques são os mesmos...

A grande diferença está na sensação de liberdade vivida... a sensação do calor do sol banhar todo o nosso corpo... a sensação de mergulhar no mar livre de qualquer roupa e meus amigos, nadar no mar nu, é das melhores sensações que se podem viver...

E vendo bem, porque haveria de ser diferente um toque na anca de uma miúda em fato de banho por comparação com uma miúda nua... um beliscão no traseiro com roupa será diferente de um beliscão num traseiro desnudado...

As pessoas é que vivem no meio do preconceito... preconceitos da sociedade e preconceitos delas próprias... se nos conseguirmos libertar desses preconceitos, vamos experimentar novas sensações... podemos gostar ou podemos não gostar, mas só após vivê-las é que vamos saber...

Eu adorei praticar nudismo... durante uns tempos (enquanto era descomprometido) muitas vezes frequentei o meco com a minha amiga e com os seus, que passaram também a ser meus, amigos... infelizmente a vida vai-se complicando à medida que vamos avançando e actualmente, para além de ter perdido contacto com a maioria deles, os poucos com quem vou esporadicamente contactando deixaram também de repetir aqueles momentos...

P.S. Então e vocês??? Já praticaram??? Gostariam de experimentar??? Partilhem as vossas experiências...

Comentários:

Luciana disse... Nunca pratiquei embora tenha alguma curiosidade em saber como seria! Quanto ao preconceito que as pessoas têm, é uma verdade mas é tudo devido também ao pouco à vontade que cada pessoa tem consigo própria. Ainda existem muitas pessoas que não se sentem à vontade de mostrar o corpo por causa dos pneus ou porque aqui está assim e ali está assado!! Neste momento só iria experimentar uma praia dessas se o meu namorado me acompanhasse, como será óbvio!
3:53 PM

Sandra disse... :))hinunca fiz nudismo (publico), n me axo capaz de fazer, tumem agora c esta idade já n me cativa mui, um topless inda vai, mas por pouco tempo (é ké deficil tar sem a parte de cima do bikini c o gajo ao meu ladecos)...mas se keres q te diga é me indiferente, n critico qm faz, por isso na boa :))ganda boca a do miguel f. carvalho...ihiihihibjsSandra
6:06 PM

mtheman disse... nudismo é um estado de espírito sandra... não interessa a idade ;)se existem gajos que se cumprimentam de trombinha estendida é lá com eles... eu não me meto...
7:34 PM

Anónimo disse... Eu se fizesse seria acompanhada. Não sei se teria coragem, mas gostei da descrição da sensação de liberdade nadar sem roupa :-) Já ouvi falar que nessa praia do Meco há mirones, e daí precisar de body guard (O Frota ta no brasil, n pode ser ele)Já fiz topless, é pena não estar tao divulgado no nosso país, é que as pessoas olham demasiado e torna-se incomodativo se mais ninguém estiver a fazer... mas não tenho vergonha nenhuma do meu corpo.Muito pelo contrário...cm costumo dizer: God was really generous with me :-)Temos que gostar do nosso corpo!
11:04 PM

Partido usa cartaz com mulheres nuas em campanha política

Publicado no site Folha Online
25/09/2007 - 10h55
da BBC Brasil


A campanha política para as eleições parlamentares na Polônia esquentou esta semana depois que o recém-lançado Partido das Mulheres divulgou um cartaz que mostra sete mulheres nuas.
A medida inusitada é a estratégia do partido de oposição para atrair votos e criticar a realidade política atual do país, marcada pela presença masculina em massa nos principais cargos políticos.

Com a imagem das mulheres nuas, escondidas atrás do slogan "A Polônia é uma mulher", o partido defende a maior participação feminina na política e promete implantar medidas para melhorar as condições de vida das mulheres.

"Queremos contrariar a idéia de que a política é suja e por isso usamos a nudez, que simboliza a limpeza. Além disso, também queremos mostrar que somos capazes de fazer qualquer coisa, até de ficar nuas, para defender o direito das mulheres", afirma Catajina Cruell, membro do partido, em entrevista à BBC Brasil.

"As mulheres estão cada vez mais ativas no país, mas ainda não encontraram seu papel central na política. Isto é uma contradição", afirma.

Fundado pela escritora Manuela Gretkowska em fevereiro de 2007, o Partido das Mulheres já conta com cinco mil membros e espera angariar pelo menos 5% das cadeiras do Parlamento nas eleições do dia 21 de outubro.

O cartaz causou a indignação de partidos conservadores e da Igreja Católica. O Partido Lei e Justiça, da coalizão do governo, disse que a campanha política da oposição foi "um insulto aos eleitores".

Gretkowska rebateu as críticas, argumentando que a campanha não tem nada a ver com sexo ou pornografia, e que as mulheres estampadas nele são "inteligentes, orgulhosas e compromissadas".

A plataforma política do partido inclui propostas para a equiparação salarial entre homens e mulheres, a expansão de um programa social destinado à saúde infantil, além de medidas que "terão efeito imediato" no dia-a-dia das mulheres, como define Catajina Cruell.

"Queremos que as mulheres tenham direito de falar abertamente sobre o aborto, o que atualmente é proibido", afirma.

A última pesquisa de opinião realizada no país deu ao partido 3% das intenções de voto, abaixo dos 5% dos votos necessários para chegar ao Parlamento.

Sondagens paralelas, no entanto, indicam que cerca de 60% das mulheres polonesas estariam dispostas a dar seu voto para o Partido das Mulheres.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Mente Limpa - Corpo Livre


Mente Limpa - Corpo Livre


Mente Limpa - Corpo Livre


Mente Limpa - Corpo Livre


Mente Limpa - Corpo Livre


Oliviero Toscani, fotógrafo da Benetton, faz campanha contra a anorexia

Publicado no site Bol Notícias
24/09/2007 - 13h33

O conhecido fotógrafo italiano Oliviero Toscani, célebre por suas campanhas polêmicas para a Benetton, lançou nesta segunda-feira (24) uma denúncia sobre a anorexia com a publicação de uma foto de uma menina nua e extremamente magra.

O anúncio, publicado no jornal "La Republicca", inclui uma única palavra, "Não", e é financiada pela marca de roupa italiana "No-l-ita".

"Há anos me ocupo do problema de anorexia. Quem são os responsáveis? No geral, os meios de comunicação, a televisão, a moda. Parece muito interessante que uma marca de roupa compreenda o fenômeno, tome consciência de seu papel e patrocine a campanha", declarou o fotógrafo à imprensa local.

A campanha contra a anorexia também chegará às ruas, onde serão expostos enormes painéis, anunciou a ministra italiana da Saúde, Livia Turco.

No final de 2006, o governo italiano, a Federação da Moda Italiana e a Associação Alta Moda --que agrupa os estilistas italianos que apresentam suas coleções em Roma e Milão -- adotaram o chamado "manifesto anti-anorexia", a fim de "impor um modelo de beleza saudável, solar, generoso e mediterrâneo".

O acordo proíbe contratar modelos menores de 16 anos e apresentar certificados médicos sobre a não existência de problemas alimentares.

O fotógrafo já fez várias campanhas para a Benetton entre 1982 e 2000 nas quais denunciava o racismo e os horrores da Aids.

Jogadoras de futebol tiram a roupa para revista na Espanha

Publicado no site Último Segundo
24/09 - 12:45 - Da Redação do Último Segundo

Jogadoras de futebol da Espanha tiram a roupa para revista Interviú. A intenção das atletas é atrair mais patrocínio ao time, o AD Torrejón, que é líder da Liga de futebol feminino no país, mas não consegue ser profissional e suas jogadoras têm mais de um emprego.



"Nós sim que somos as fantásticas e não Henry, Eto'o, Messi ou Ronaldinho", comentou a jogadora Saray Garcia, de 23 anos. Além de atleta, ela trabalha como recepcionista de um hotel em Madri.

Com um salário de apenas 150 euros por mês (cerca de R$ 400), muitas trabalham como camareiras, recepcionistas, jardineiras, engenheiras ou estudantes.

E a idéia de posar nua para a revista espanhola "Interviú" não é inédita. O time de handebol Orsán Elda Prestigio também tirou a roupa para a publicação em busca de um patrocínio.

Apesar das dificuldades financeiras, a equipe é a revelação do Campeonato Espanhol e atualmente é dona da ponta da tabela.

Time de handebol feminino da Espanha posa nu para revista

Publicado no site Último Segundo
24/09 - 15:11 - Da Redação do Último Segundo

Em busca de patrocínio, as meninas da equipe Orsán Elda Prestigio tiraram a roupa para a revista espanhola "Interviú" neste mês. As jogadoras querem uma ajuda de 300 mil euros (cerca de R$ 790 mil).



Como explicou a jogadora Diana box, essa é a quantia que o clube precisa para cobiri os gastos com a temporada. O cénario escolhido pelas espanholas foi o vestiário de seu clube. A revista praticamente esgotou das bancas.

O Orsán Elda Prestigio ocupa a segunda colocação da divisão de honra do handebol feminino na Espanha e vai jogar a liga da Europa.

Nathália Rodrigues sobre flagra na praia de nudismo: ‘Sou eu peladona!'

Publicado no site EGO
06/09/2007 - 15h19 - Atualizado em 13/09/2007 - 14h21

Atriz foi clicada com o namorado no Abricó, no Rio

"Quando vi minhas fotos, comecei a rir. Sou eu peladona!", disse Nathália Rodrigues ao EGO. A atriz foi flagrada com o namorado Haroldo Ferrari, na quarta-feira, 5, na praia do Abricó, no Rio de Janeiro, conhecida por ser freqüentada por nudistas.

“Estava em um local propício, privado, com a pessoa que eu vivo, me senti invadida. Fiquei chateada, foi um incidente. Não estava me expondo em Ipanema nem na Barra da Tijuca...”, desabafou Nathália.

“Aconteceu até com a Luciana Gimenez, que foi parar na capa da revista. Na Europa isso é normal, e como eu viajo muito, acho normal também”, disse a paulista de 26 anos, que garante ter sido pega de surpresa. “Não sei de onde surgiu o fotógrafo. Na praia tinha pai, crianças, seguranças... Não posso deixar que isso ultrapasse a minha arte. Trabalho, estudo tanto, é muito pequeno isso. Não fiz nada de mau. Não pode existir este tipo de preconceito. Falei com meu amor e ele disse ‘não tem nada demais, já nascemos pelados’”.

CONVITE

Nathália, que já mostrou suas curvas no Paparazzo, nunca posou nua. E garante que não será dessa vez. A "Playboy" só conseguiu convencê-la a posar para a seção "Mulheres que Amamos".“A ‘Playboy’ já me procura há décadas e eu vou continuar dizendo não”, afirmou.

PROCESSO

Mesmo chateada, a atriz garante que não irá processar ninguém.

"Deixa o fotógrafo ser feliz com o dinheiro que ele ganhou. Você tem que experimentar, eu fui e infelizmente aconteceu. Tenho que rir disso”, comentou.

Enquete - resultado final

A pergunta era simples e direta: Você fica nu(a) na presença de outra(s) pessoa(s)?

55% ficam nus sem restrições.

26% das pessoas que responderam ficam nus se a situação exigisse, como em um vestiário, por exemplo.

7% das pessoas nunca ficam nus na presença de outras pessoas.

3% ficam nus durante uma consulta médica.

3% apenas na presença de familiares do mesmo sexo.

E também 3% apenas na presença de familiares, independente do sexo.

7% das pessoas que responderam a enquete demonstraram algum problema com a nudez, mesmo em situações consideradas "aceitáveis" pela sociedade.

Se você não faz parte desses 7% realmente deveria considerar a visita à um lugar naturista. E para aqueles que fazem parte desse grupo, continuem visitanto o blog Naturista. Quem sabe você não muda de idéia...

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Você tem coragem de responder?

A partir de hoje teremos algumas enquetes no blog, sempre acompanhadas de um post onde vocês poderão deixar seus comentários.

A enquete de hoje é: Você fica nu(a) na presença de outra(s) pessoa(s)?

Responda no menu da direita e deixe seu comentário sobre o assunto da enquete no link "comentários" neste mesmo post. Participe!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Nathália Rodrigues vai a praia de nudismo com o namorado

Publicado no site EGO

06/09/2007 - 08h00 - Atualizado em 06/09/2007 - 12h11


Sem pudores, atriz de 'Luz do Sol' leva namorado a Abricó, no Rio de Janeiro
Do EGO, no Rio

A quarta-feira, 5, de sol no Rio de Janeiro inspirou a atriz Nathália Rodrigues a deixar de lado os pudores - e o biquíni - para passar o dia no Praia de Abricó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Abricó fica separada da Praia de Grumari por algumas pedras grandes e é conhecida por ter freqüência de nudistas.

Nathália Rodrigues foi à praia com o namorado, Gabriel Abdalla, ficou na areia, tomou banho de mar e mostrou a boa forma.

Além de instigar as fantasias masculinas no Paparazzo, Nathália Rodrigues já foi sondada também para ser capa da revista "Playboy", mas ainda não aceitou. Mesmo assim, a publicação masculina conseguiu convencê-la a posar para o "Mulheres que Amamos", em foto de Jorge Bispo.

Nathália, antes de ser atriz, trabalhou como modelo no Japão e revela não ter problema em ficar sem roupa. “Convivo muito bem com minha nudez”, diz ela. A paulista de 26 anos, que mora no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, por causa do trabalho, aprendeu mesmo a aproveitar os benefícios de morar perto da praia.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Respeite-se! Pratique o Naturismo

Corpos são todos iguais, mas cada um com sua particularidade. Um corpo nu em meio a vários corpos vestidos com certeza chama a atenção. Da mesma maneira, um corpo vestido entre vários corpos nus, atrai os olhores de quem estiver por perto.

Assuma quem você é e como você é. Não perca tempo e não se puna por ser você.

Ame-se, assim será mais fácil amar aos outros.

Respeite-se, assim será mais fácil respeitar os outros.

Observe as imagens e se reconheça em uma delas, se eles podem, por que você não poderia? Se eles são felizes, por que você também não pode ser?

Esteja de bem com o seu corpo que você estará de bem com o mundo! A viva a vida numa boa! Não leve a sério o que dizem, aproveite o tempo que você tem! Faça o que tem vontade! Liberte-se! Seja feliz! Viva o Naturismo!


Naturismo = Naturalidade

Parece incrível, mas depois de 10 minutos sem roupas até mesmo um principiante se sente tão à vontade que parece não ter usado roupas em público desde que nasceu!

A naturalidade com que as pessoas lidam com a própria nudez e com a nudez alheia surpreende até mesmo os maiores defensores do uso indiscrimindado das roupas!

Experimente e veja qual é a sua reação.


Naturismo: convide alguém de confiança!

Convide uma Amiga – possível aliada, quase sempre complacente, algumas vezes dedicada, companheira em aventuras, a maior confidente, de muitos é também a única irmã.

Convide uma Irmã – a maior aliada, sempre complacente, muitas vezes dedicada, companheira em brincadeiras, a primeira confidente, quase sempre a melhor amiga, quando mais velha é quase uma mãe.

Convide uma Mãe – aliada inseparável, complacente como ninguém, dedicada por natureza, companheira para toda a vida, nossa eterna confidente, de muitos é a irmã mais velha, de todos é a primeira amiga, quando é tudo isso e mais um pouco está pronta para ser Avó.

Ainda restaram dúvidas de quem convidar?


Participem também!

Recebemos alguns comentários que nos deixaram muito felizes, principalmente pela iniciativa de quem visita o blog em participar e deixar aqui idéias e pontos de vista construtivos. Gostaríamos que mais visitantes fizessem como o Ed e deixassem aqui suas opiniões. A comunicação é a chave do progresso.

Vejam o comentário deixado por Ed no último post:

"Fiquei lisonjeado pela atenção da Naturia! Sou freqüentador assíduo do Mente Limpa - Corpo Livre.

Perdoem se fui muito incisivo na colocação - realmente não aprovo os trotes. Sendo democrática, essa onda universitária muda totalmente de figura.

Aliás, nós, naturistas, precisamos encostar nos acadêmicos nesses eventos. Imaginem, após aquela inesquecível experiência ao natural, os estudantes terem informações/descontos para conhecer áreas naturistas? Ações promocionais, panfletagem.

Muitos iriam querer prolongar aquele breve momento de "loucura" (leia-se liberdade).

Grande abraço, parabéns pelo trabalho!"


Nós é que agradecemos e ficamos lisonjeados com a sua atenção em postar sua opinião e seu comentário. Continue participando e nos ajudando a construir esse blog, que é feito para vocês e que com certeza também pode ser feito por vocês. Participem!

domingo, 2 de setembro de 2007

Família no Naturismo

Não existe coisa mais saudável do que a participação de toda a família no Naturismo. Pai, mãe, filho, filha, primo, prima, todos juntos sem vergonha de serem como são - nus.

O corpo nu não é feio, o corpo nu não é sujo, o corpo nu somos NÓS, o corpo nu é a mais pura expressão do que realmente somos, de como realmente somos.


Família naturista em Tambaba (PB)


Família naturista na Praia do Pinho (SC)


Família naturista na Praia do Pinho (SC)

Paraíso

sábado, 1 de setembro de 2007

Orgulhe-se do seu corpo!

Ter vergonha do próprio corpo é não merecer tê-lo. Uma pessoa que não ama quem é, e nós somos genuínos apenas quando estamos nus, tem mais dificuldade em aceitar os outros.

Naturismo também é tolerância, consigo e com o próximo. O Naturismo, então, toma para si status de filosofia.

Goste de você para ser capaz de gostar dos outros, goste dos outros como se fosse você mesmo.