Nudismo vira moda na Espanha após revogação da lei do "escândalo público"
Existem cerca de 400 praias nudistas em toda a Espanha. Para alguns, são um local de descanso. Para outros, um lugar onde alegrar a vista. E para os mais desinibidos uma filosofia e uma forma de vida. Nos anos 60, as mulheres estrangeiras visitavam Benidorm e faziam topless sem nenhum problema. Hoje existem praias nudistas em todo o país, onde a calcinha é roupa demais.
A partir de 1989, a prática do naturismo deixou de ser uma contravenção penal, quando foi abolida a "lei do escândalo público". Em teoria, o nudismo é permitido em qualquer praia, embora não seja recomendável. A legislação municipal costuma regulamentar o uso das praias. Às vezes, como aconteceu na cidade de Sitges, a legislação do município pode determinar uma multa para o nudista que estiver em uma praia inadequada.
Hoje, no entanto, não existem apenas praias nudistas, mas também campings, como o de Cullera, na província de Valencia, uma opção legítima para o naturismo. Só no litoral de Levante e Andaluzía são cerca de 150 áreas de praias catalogadas para a prática do nudismo. Em toda a Espanha, há 400 balneários onde ele é permitido.
Na Espanha há praias nudistas de todos os tipos. Algumas são reconhecidas oficialmente; outras se tornaram naturistas pela tradição. Há praias freqüentadas apenas por naturistas e outras onde os biquínis e maiôs convivem tranqüilamente com a nudez.
segunda-feira, 13 de novembro de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Cualquier ordenanza municipal que sea recurrida ante el Tribunal Constitucional tiene muchas probabilidades de declararse nula pues el derecho al nudismo se deduce claramente del derecho a la libertad de vestimenta recogida en la Constitución Española de 1978, en el Tratado Internacional de los Derechos Humanos (del que España es firmante) y en la jurisprudencia (sentencias judiciales en las que se acepta el desnudo en lugares públicos).
El caso de Sitges y el de otros similares todavía esta por resolver, pero me huelo que los naturistas tendremos la última palabra.
Como puntualización decirte que las 400 playas que señalas en todo el litoral español son sólo una mera aproximación pues realmente en cualquier cala o playa poco frecuentada puedes encontrarte gente tomando el sol desnuda.
Postar um comentário