Publicado no site Gazeta Esportiva.Net
Olimpíadas 2008/Bastidores - (09/04/2008 13:47:40)
São Francisco (EUA) - Não são apenas os ativistas de causas de direitos humanos e da liberdade no Tibete que planejam protestar durante a passagem da tocha olímpica por São Francisco, nesta quarta-feira. Fora das questões sociais, um grupo de nudistas pretende se mobilizar durante o trajeto, pedindo o retorno da maneira antiga como os Jogos eram realizados na Grécia. Ou seja, com os atletas competindo nus.
Com causas mais ou menos sérias, os manifestantes precisarão burlar um esquema de segurança bastante reforçado para tentar atingir suas metas de mobilização. Equipados com patins, bicicletas e motos, os policiais farão o acompanhamento de cada um dos escolhidos para carregar o artefato. A cidade também recebeu cercas metálicas em alguns pontos do trajeto para evitar tumulto e invasões.
'Estamos tentando atingir dois objetivos aqui. Um é proteger o direito à liberdade de expressão e o outro é assegurar a segurança do público, e aqui em São Francisco nós somos bons nas duas coisas', garantiu o porta-voz do prefeito Gavin Newson, Nathan Ballard. A tocha irá atravessar a região da baía de São Francisco, mas a equipe de segurança está preparada para mudanças caso surjam imprevistos de última hora.
Além do esquema de segurança policial ter ganhado reforço, também foram adotadas medidas extras como a alocação de ambulâncias em pontos estratégicos e a convocação de reforço na equipe humana envolvida na proteção. O espaço aéreo da região ficou restrito à circulação de helicópteros destinados ao atendimento médico, equipes de televisão e outras situações de emergência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário