Texto retirado do site "The Finnish Sauna Society", para ler o original clique aqui.
Os prós e contras da Sauna Finlandesa
No curso dos séculos, muitas nações praticaram o banho de suor. Em alguns lugares a prática desapareceu, em outros desapareceu por muito tempo e mais tarde foi descoberta outra vez. A sauna finlandesa é também um banho de suor, mas de um tipo distinto. Foi influenciada pelas culturas orientais e ocidentais de banho, mas desenvolveu também algumas características genuinamente finlandesas. A tradição da sauna continuada inteira por aproximadamente dois mil anos, é enraizada profundamente no estilode vida da nação finlandesa. O banho de sauna é parte essencial da identidade finlandesa assim como o pão-de-centeio é parte da dieta habitual.
Em defesa da reputação das saunas
Para um finlandês a sauna é sagrada. Desde os tempos antigos as crianças foram ensinadas a comportar-se na sauna como se estivessem em uma igreja. Sexualidade, barulho e outros comportamentos desrespeitosos e indecentes nunca tiveram lugar em uma sauna. Dessa forma permaneceu por séculos. Os homens e as mulheres banham-se junto somente entre amigos e familiares; em saunas públicas têm seções separadas ou horas diferentes. Assim um finlandês que for visitar um sauna mista da europeu central provavelmente ficará embaraçado, embora nenhuma indecência possa ocorrer.
Saunas mistas sérias em outros países dificilmente danificam a reputação da autêntica sauna. O que realmente prejudica essa imagem são os vários tipos de serviços de massagem e entreterimento que operam sob luzes vermelhas e se escondem atrás do nome sauna em muitos países.
São também prejudiciais os artigos sensasionalistas sobre os efeitos nocivos da sauna. Estes ocorrem raramente, mesmo em jornais extrangeiros respeitáveis, e não são baseados geralmente em fatos, mas em desinformação.
Finlandeses tendem a ficar irritados com todo esse tipo de dispositivos sudoríparos artificiais que não têm nada a ver com a sauna, mas são introduzídos no mercado também com esse nome. Esssa parafernalha varia desde calças plásticas a sacos plásticos que são fechados por um síper até a garganta: estes podem ser usados, por exemplo, na sala enquanto você vê TV...
Dicas úteis
Tome banho de sauna como veio ao mundo. A nudez é natural. O suor torna as roupas de banho incômodas.
Não há nenhuma régra exata de comportamento, mas o ritual deve ser relaxante. A pressa e o barulho estão fora da questão, assim como a competição sem sentido de quem suporta melhor o calor.
É uma boa idéia começar com uma ducha ou um banho; sentar-se sobre uma toalha no banco quente também é útil.
A temperatura deve ser entre 80-90°C; dez minutos de cada vez serão o bastante. A umidade do ar é regulada jogando doses pequenas da água sobre as pedras do fogão. Aquecer-se e resfriar-se podem ser repetidas tantas vezes quanto você quiser.
Outra rápida aquecida depois de se lavar pode ser agradável antes de acabar com uma ducha ou mergulho.
Refeições pesadas e álcool devem ser evitados antes da sauna. Mais tarde você necessitará uma bebida refrescante e possivelmente um lanche.
Tomar banho de sauna moderadamente é bom para todos. Aqueles com problemas de saúde devem consultar um médico antes de experimentar.
Procedimentos recomendados para um autêntico banho de sauna
NOTA: Em algumas ilustrações abaixo os banhistas estão sentados sem nenhuma proteção sobre os assentos de madeira da sauna. Isto não é recomendado. Por razões higiênicas use uma toalha ou algo similar para sentar-se.
Reserve tempo suficiente, ao menos uma hora e meia.
Deixe suas roupas no vestiário. Você deve ter também um jogo limpo de roupas para usar após o sauna. Leve algo para se sentar na sauna, por exemplo uma toalha pequena.
Tome uma ducha ou dê um mergulho antes de entrar na sauna. O objetivo é umedecer a pele e remover do corpo possíveis perfumes, que não pertençam à sauna.
Entre na sauna para a primeira rodada. A temperatura recomendada é de 80 a 90°C (176-194°F), em maioria de 100°C (212°F). De início o ar pode estar seco. Aumente a umidade jogando água nas pedras quentes. Usar eras não é recomendado na primeira rodada poruqe a pele ainda não está macia o suficiente.
Saia da sauna quando você se sentir quente o bastante e esfrie-se tomando uma ducha, mergulhando ou apenas ficando sentado na parte de fora da sauna. Tome uma bebida se você sentir sede, mas evite o álcool.
Faça uma segunda rodada, que agora já deve estar mais húmida do que na primeira rodada. Após aquecer-se você pode usar as ervas. É mais agradável com umidade e temperatura adequadas.
Esfrie-se outra vez.
Repita o ciclo quente-frio tantas vezes quantas quiser. Use o whisk (ramo de ervas) de acordo com sua preferência. Para muitas poessoas duas rodadas geralmente são o suficiente.
Retorne à sauna para uma breve aquecisa, até amaciar a pele.
Lave-se.
Após o banho você pode retornar à sauna por um momento, agora preferencialmente a uma temperatura mais baixa.
Finalmente refresque-se, se enxaguando em um chuveiro ou dê um mergulho.
Seque-se com uma toalha ou apenas sentando-se na sauna ainda quente. Você pode também deitar-se e fechar seus olhos por um momento se preferir.
Tome uma bebida refrescante e coma um petisco salgado de acordo com seu gosto pessoal.
Antes de vestir sua roupa limpa reserve bastante tempo para esfriar o corpo, caso contrário a transpiração pode continuar. Preste atenção também para não pegar friagem, já que o corpo está em um estado mais "sensível" após a sauna do que normalmente.
Saia da sauna e do vestiário em boas condições.
terça-feira, 26 de dezembro de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário