segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Auto-estima

Publicado no site Mulher

Amar a si próprio é o começo de um romance de longa vida".
Oscar Wilde

Os psicólogos dizem que quase cada aspecto de nossa vida - a felicidade pessoal, o sucesso, os relacionamentos, os objectivos, a criatividade, a dependência e mesmo nossa vida sexual - gira em torno de uma característica: a auto-estima.

Na parte mais profunda de nós próprios, todos carregamos uma imagem de quem somos como pessoa e do nosso valor nas relações interpessoais que poderá ainda não estar completa.

Essa imagem, correspondendo ou não à nossa realidade actual, guia-nos fortemente através do dia a dia, afectando tudo, desde a escolha da carreira, do cônjuge, do tipo de roupas que usamos. Esta imagem pode ser comparada a uma pintura, onde camadas e camadas de "tinta" foram aplicadas desde o nosso nascimento, para criar uma representação interna complexa.

Cada vez que nossos pais, professores, ou amigos fazem um comentário, como p.ex. "você é pouco esperto" ou "você tem um ouvido musical", o interpretamos em relação à nós próprios de uma certa forma e assim adicionando mais uma camada de tinta à tela. Esta pintura provê a base para a maneira como levamos a vida e quando as camadas são muito profundas não são facilmente alteradas.

A auto-estima é essencial para nossa habilidade de funcionar de uma maneira saudável. Sem a base de um sentido sólido de auto-avaliação, somos incapazes de tomar riscos e tomar as decisões necessárias para levar uma vida produtiva plena. Uma baixa auto-estima corroe a vida, a carreira, os laços de família e o sentido interno de bem estar.

Por outro lado, uma alta auto-estima, leva-nos a um alto grau de confiança interna, habilidade para resolver problemas e à positividade necessária para alcançar, o que Maslow, chamou de "auto-actualização", um continuo desejo de alcançar potenciais e atingir tudo o que é possível ser.

Pessoas com auto-estima positiva estabelecem relações mais saudáveis e fortes. A auto estima-positiva, não deve ser confundida com auto-centrismo ou actuação de superioridade, que são tentativas atuais de esconder sentimentos negativos de si mesmo. Um forte sentimento de auto-estima actualiza e cria um tipo de profecia auto -preenchente: quanto mais você se ama, mais você começa a agir de maneira a ser gostado; quanto mais você se acha capaz de alcançar um objectivo, mais apto você estará para consegui-lo.

Podemos melhorar a auto-estima passo a passo. Muitas pessoas tem dúvidas que limitam o seu potencial - duvidam de ser capazes de cumprir um novo trabalho, de manter um amante interessado ou de ser espertos o suficiente para concluir uma universidade. Isso acontece nas escolhas, quando podemos deixar essas dúvidas internas controlar as nossas acções ou trabalhar através delas para melhorar-mos o nosso potencial criativo e consequentemente a nossa auto-estima.

Todos temos a possibilidade de substituir imagens negativas por positivas e recomeçar um novo trabalho com a relação mais importante da nossa vida: a relação com nós próprios.

Nenhum comentário: