quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A liberdade de ficar sem roupa - Revista Vida Simples - Ed. Abril dez/04

LIVRE, LEVE E SOLTO
A liberdade de ficar sem roupa
por Léa Maria Aarão Reis

Naturismo, nudismo, peladismo. O nome varia, mas a sensação é a mesma: ficar sem roupa, à vontade, uma experiência tão forte que cativa muita gente ao redor do planeta.

Na Alemanha, onde a prática nasceu como uma terapia da saúde, a helioterapia - banhos de sol com o corpo nu para combater várias doenças -, são mais de 2 milhões de praticantes.

No Brasil, há 250 mil adeptos cadastrados. Para a psicanalista Terezinha Mendonça, doutora em ciências sociais e presidente do Instituto de Estudos da Complexidade, trata-se de uma prática com sentido político. "Os naturistas almejam romper com certos padrões de conduta, recuperando um modo mais espontâneo da nossa capacidade gestual e expressiva. Buscam libertar-se do ônus imposto pelo culto do corpo perfeito", ela diz. Mas para Pedro Ribeiro, presidente da Associação Naturista da Praia do Abricó, próxima do Rio de Janeiro, o conforto também importa. "A sensação do naturista é de grande bem-estar. É um alívio não ter roupas apertando qualquer parte do corpo."


PARA SABER MAIS:
www.naturis.com.br
www.natmg.org.br

Algumas praias de nudismo: Pinho, Camboriú (SC); Massarandupió, Entre Rios (BA); Olho de Boi, Búzios (RJ); Brava, Caraguatatuba (SP);
Abricó, Rio das Ostras (RJ).

Nenhum comentário: