domingo, 5 de agosto de 2007

Igreja obriga anunciante a tapar 'bumbuns sorridentes'

Adaptado do site Diário de Notícias - Portugal
A igreja da Times Square, localizada no cruzamento da Rua 51 com a Broadway, em Nova Iorque, venceu a batalha contra a empresa fabricante de vasos sanitários Toto. Durante o fim-de-semana passado, uma nova versão menos reveladora do anterior anúncio dos "bumbuns sorridentes" foi colocada no edifício que alberga a congregação religiosa.


A campanha original mostrava uma fila de bumbuns nus sobre os quais estavam pintados smileys, ou caras sorridentes. O objetivo era transmitir a idéia de que os traseiros se encontravam felizes por terem usado a Washlet, um novo vaso sanitário da Toto que usa água e ar quente para lavar os seus utilizadores.

Colocado no edifício de escritórios em que se encontram as instalações da igreja da Times Square, o anúncio deixou os responsáveis religiosos indignados e surpreendidos. "Entramos na igreja e deparamo-nos com corpos nus diante dos nossos olhos - como é que vamos fechá-los e procurar Deus?", argumentou o pastor associado Neil Rhodes.


A congregação religiosa criada em 1987 foi incapaz de aceitar a blasfémia, e decidiu recorrer aos tribunais para impedir que o anúncio ali permanecesse por mais tempo.
O pastor associado declarou que os traseiros desnudados eram "impróprios para exposição pública", "certamente desadequados para exposição a crianças", e que iam "contra os valores éticos da congregação religiosa".

Van Wagner, a empresa de publicidade em outdoor discordou, apresentando em tribunal um memorando em que podia ler-se: "O anúncio não é obsceno nem pornográfico. Não é sexualmente sugestivo e não promove mensagens nem produtos imorais." Bumbuns nus, referiu, podem ser vistos na televisão e na biblioteca pública.

No início do passado mês de Julho, e apesar dos argumentos da empresa de publicidade, a igreja conseguiu uma providência cautelar que obrigava a tapar os bumbuns desnudados temporariamente.

Mas tudo acabou por se resolver pacificamente. O litígio chegou ao fim com um acordo anunciado ontem, depois de a fabricante do vaso sanitário Washlet e a empresa de publicidade Van Wagner terem declarado que iriam finalmente cobrir as nádegas felizes. E assim foi.

A nova versão do anúncio, colocada no passado fim-de-semana, apresenta uma faixa branca sobre os bumbuns, onde pode ler-se: "Clean is happy. No ifs, and, or..." Em português, "limpo é feliz, sem ses, e, ou...". O que fica de fora (além dos bumbuns)? A palavra "mas". Que, curiosamente, na forma inglesa se escreve but, parecida com butt - que significa bunda, claro).

"O anterior anúncio, considerado provocador, não pretende ofender ninguém", disse a porta-voz da Toto, Lenora Campos, acrescentando que a versão não censurada do anúncio vai continuar a aparecer online e nos outdoors de Los Angeles, na Califórnia.

Nenhum comentário: