sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Nudez e adolescência

Retirado do site Planeta Mulher

Sou mãe de um casal de adolescentes, ele tem 14 e ela 17. Como eles foram criados sem o pai eles sempre foram muito apegados a mim, e isso tornou nossa relação muito mais próxima e com maior cumplicidade.

Sempre tivemos muita liberdade entre nós, e é por causa dessa liberdade, que hoje eu estou um pouco confusa. Como sempre moramos só os três em nossa casa, nunca me preocupei com o fato de nos vermos sem roupa, sempre tomavamos banho e trocavamos de roupa sem problema algum, e embora eles tenham crescido até hoje nós mantemos esse costume. O problema que hoje está me deixando confusa é em relação ao garoto, que está na fase da adolescencia e é natural que seu corpo responda a certos estímulos.

O fato é que já aconteceu algumas vezes de estarmos tomando banho e ele ficar excitado, tanto na minha presença, quanto na da irmã. Eu sabia que isso um dia poderia acontecer, até porque sempre conversei com eles sobre sexualidade, e que não era pelo fato de estarmos nos vendo sem roupa, que isso iria diminuir o respeito que temos entre nós, e que antes de tudo nós somos uma familia. Só que quando realmente acontece é que se vê que não é tão fácil assim. Tanto eu como minha filha, sempre procuramos agir com naturalidade diante do fato, nunca o repreendemos para não causarmos constrangimento para ele, pois sabemos que ele não o faz de propósito.

O problema é que mesmo tentando não constrangê-lo, o fato de estarmos o vendo daquela forma, está nos constrangendo, já que embora ele seja uma garoto seu corpo já é quase de um adulto, e como estamos tomando banho, próximos um do outro, fica impossível de não vê-lo de tal forma.

Bem, o que eu quero é uma ajuda para essa situação. Eu poderia chegar e dizer para meus filhos que de agora em diante não poderíamos mais nos vermos sem roupa, mas para isso ao meu ver a única justificativa seria dizer que é por causa do garoto. E eu acho que isso iria de encontro a tudo que nós sempre pregamos entre nós. Gostaria que alguem falasse algo que me ajudasse a resolver esse problema.

6 comentários:

Nudista disse...

Na minha opinião pessoal, acho que vc deveria ignorar esse problema. Não vejo isso como um problema. Seja natural e aja como tem agido até hoje.

Anonymous disse...

Penso que o constrangimento não se dá apenas pela ereção do rapaz, que é normal, e sim pela preocupação, também natural, de mãe em relação a filha, de como ela poderia estar interpretando isso. Considero que uma conversa franca, apenas com o rapaz, sobre a sexualidade masculina é importante, sobre o controle que os homens devem e podem ter sobre seu corpo em certos momentos e em certos lugares. Eu penso que a excitação dele está relacionado ao amor pela mãe e irmã. O desejo de demonstrar que é o Homem da casa e que já pode corresponder a essa função, não acredito que a manifestação em seu corpo seja de desejo sexual pelas mulheres da casa. Enfim sou leigo, não sei se este é um fato verídico ou pressuposto, de qualquer forma há especialistas na área de sexualidade Humana que certamente poderão proporcionar respostas mais adequadas a esta situaçãso. Um abraço.

Anonymous disse...

para mim isso é natural eu nao ficaria constrangida você que é mãe saberia disso se eu fosse voce eu continuaria a tomar banho com os meus filhos sem nenhum problema.

Anonymous disse...

"""Eu penso que a excitação dele está relacionado ao amor pela mãe e irmã. O desejo de demonstrar que é o Homem da casa e que já pode corresponder a essa função"""

Eu acho que não está relacionado a nada... Simplesmente acontece... Acho difícil que pensamentos "homem da casa" passem pela cabeça dele. Às vezes ereções acontecem sem motivo nenhum, principalmente na idade dele.

Anonymous disse...

Isso e uma coisa natural, acontece com qualquer homem, quando se vê na presença de duas mulheres, mas acredito para o rapaz deve ser chato, mas para ele encarar isso com naturalidade, ja que voces tomam banho todos juntos, mas isso vai lhe passar... So se puser o garoto andar o dia todo nu ao pe da irma durante uma semana isso depois nao acontece mais se nao der resultado experimente com fralda vai ver como resulta...

Anonymous disse...

isso é natural,seu corpo automaticamete com o tempo deixara d responder a certos estimos. isto que esta acontecendo nao caracteriza falta de respeito. tenha pasciencia e muito dialogo.bijo. Hélio