segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sem roupa, mas com estilo

Não é apenas através das roupas que podemos expressar nosso estilo pessoal. Quando se está nu os acessórios têm um papel fundamental nessa busca humana por uma identidade. É sabido que, apesar de a nudez social oferecer aos seus praticantes uma sensação de unidade e nivelamento social perante um grupo, seus participantes buscam também uma redescoberta, uma reinvenção de si mesmos.

Desde os primórdios o ser humano procura expressar seus espírito e singularidade através de pinturas e adornos corporais, sem a necessidade de cobrir seu corpo por completo. Mais tarde as roupas trouxeram, junto com sua função primária de proteção e posteriormente como uma forma de expressão pessoal e de identificação social, a possibilidade de sua utilização também como uma ferramenta para a sedução e conquista sexual. Com isso, o simples uso de uma cinta-liga, que surgiu pela necessidade de sustentação das primeiras meias, pois estas não possuíam elasticidade para manterem-se por si só fixas e esticadas, passou a fazer parte do imaginário sexual da população ocidental. Mesmo um sapato de salto alto, utilizado sem mais nenhuma peça de roupa, torna erótica a visão da nudez humana.

Grande parte dos povos indígenas “vestiam”, e em algumas tribos mais isoladas ainda o fazem, apenas uma corda amarrada na cintura, sem as quais sentem-se totalmente expostos. Ou seja, o ser humano elege alguns acessórios e vestimentas como um limite para o pudor. Talvez seja por isso que é comum em áreas naturistas encontrarmos pessoas utilizando todo e qualquer tipo de acessórios numa busca de manter, de alguma forma, sua sensação de proteção e segurança.

Não considero isso uma deturpação do espírito naturista, mas sim uma maneira de expressão, mesmo que inconsciente, da força da individualidade do ser humano. O uso de bonés, óculos escuros, pulseiras, correntes, braceletes, tornozeleiras e até mesmo de cangas e toalhas de banho num ambiente naturista mostra, ao mesmo tempo, a necessidade de um acessório ser utilizado tanto como “defesa”, quanto como forma de expressar um estilo pessoal.

Portanto usem e abusem de acessórios e continuem se expressando através deles, tomando apenas cuidado para não cair no vulgar, no erótico. Para facilitar sua escolha do que “vestir” na sua próxima experiência selecionamos alguns exemplos do que está “in” e do que está “out” no mundo naturista.

Lembre-se, quando se está nu o acessório é a peça mais importante do visual, só use se sentir segura com ele! Agora é com você! Coloque sua criatividade pra funcionar (seguindo nossas dicas, é claro!) e invente moda na sua próxima visita a uma área naturista!



IN

MULHERES
Lenços | Todo tipo de lenço, estampado ou liso, pequeno ou grande, colorido ou em uma só cor, não importa, eles estão em alta! Amarre na cabeça como uma bandana, no pulso ou na cintura, se você estiver numa praia, além de proteger do sol ajuda a secar aquele suor que fica escorrendo pelo rosto. Só não se esqueça de tirá-lo antes de entrar na água!

Breceletes , pulseiras, tornozeleira, colares, brincos... | Pode usar de tudo! Dê preferência para os feitos de madeira e sementes, dão um ar mais natural. Se for usar jóias ou semi-jóias só não exagere na dose. As correntes de cintura fazem sucesso lá fora! Seja a primeira a usar aqui no Brasil!

Anéis | São sempre bem-vindos. Destaque para os anéis de pé, cada vez mais em alta.

Sandálias | Podem ser trançadas ou com uma pequena plataforma (bem discreta mesmo), se o seu estilo for mais básico aposte nas legítimas Havaianas, a calça jeans dos naturistas, não tem erro!

Tênis | Se você quer um look mais esportivo não se prive do bom e velho tênis! Você se sente um pouco estranha no começo, mas depois de se acostumar você se sentirá pelada sem eles!

Bonés, chapéus, boinas, viseiras | Vale tudo, menos chapéu de casamento! Bonés e viseiras são um sucesso e uma aposta certa! Para quem tem um estilo mais descontraído os chapéus de pescador (aqueles de pano, com um bolso porta-moeda) são a escolha certa.

Óculos-escuros | Coringa e indispensável! É a camiseta básica dos naturistas. Escolha seu modelo preferido e aproveite o dia!


HOMENS
Sandálias | Podem ser trançadas, papetes ou do tipo Rider, se o seu estilo for mais básico aposte nas legítimas Havaianas, a calça jeans dos naturistas, não tem erro!

Tênis | Se você quer um look mais esportivo não se prive do bom e velho tênis! Você se sente um pouco estranha no começo, mas depois de se acostumar você se sentirá pelada sem eles!

Pulseiras, relógios e correntes | Pode usar de tudo! Várias pulseiras em um só pulso são modernas e elegantes, só não coloque várias pulseiras douradas pra não parecer que você saiu direto da gravação de uma pornochanchada dos anos 80!

Bonés, chapéus, boinas, viseiras | Vale tudo, menos chapéu de cowboy! Bonés e viseiras são um sucesso e uma aposta certa! Para quem tem um estilo mais descontraído os chapéus de pescador (aqueles de pano, com um bolso porta-moeda) são a escolha certa.

Óculos-escuros | Coringa e indispensável! É a camiseta básica dos naturistas. Escolha seu modelo preferido e aproveite o dia!


E só! Homem já tem muita coisa pendurada, não precisa ficar se enfeitando muito!



OUT

MULHERES
Maquiagem | A maquiagem não combina com ambientes descontraídos, familiares como praias, piscina, churrasco, esportes, caminhadas, ou seja, definitivamente a maquiagem não combina com o Naturismo. Se mesmo assim você for utilizá-la, faça isso com tons claros e naturais, nada muito chamativo. Base e brilho são o suficiente para suavizar o rosto. Você não gostaria de sair parecendo que acabou de pular de um pôster central de uma revista masculina, não é?

Salto alto | Como a maquiagem, o salto alto e o Naturismo também não se bicam. Com esse item não existe a mínima possibilidade de se alcançar um look que não seja vulgar e/ou agressivo.

Jóias | Se você se sentir nua sem uma jóia escolha algo bem discreto, uma pulseira ou tornozeleira serão uma boa pedida. Correntes de pescoço finas e delicadas ou um brinco pequeno e discreto também podem ser interessantes, mas nunca, em hipótese alguma coloque tudo isso de uma só vez! Deixe para usá-las com roupas em festas de gala e casamentos não-naturistas.

Cangas | Elas já fizeram sucesso, mas tudo tem seu fim no mundo da moda. Se você quer ser mesmo autêntica e tiver vergonha de ficar totalmente nua, use a parte de baixo do biquíni, fica muito mais bonito. Se isso não for permitido na área que você freqüenta não use nada. Entre no clima e se divirta!

HOMENS
Sapatos | Chinelo tudo bem, papete tudo bem, tênis com meias tudo bem, sandálias tudo bem, mas, por favor, sapatos nem pensar!

Um comentário:

Murphy disse...

Impressiona-me particularmente o modo essencialmente natural de conceber a relação com o próprio corpo que observo nesta sítio web. Será de um certo modo cultu(r)al brasileiro de relacionar-se com a realidade ou estas pessoas serão excepções? Sou eu próprio naturista em Portugal (onde existe uma aparentemente maior "cerimónia" naquela relação) e gostaria de trocar corrspondência electrónica com naturistas grasileiros, a fim de trocarmos experiências nesta e noutras matérias.
Como fazê-lo, porém?