segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

Todo mundo nu! - Fantástico - Rede Globo

20/02/2005 | Todo mundo nu! Essa é a única lei no território livre que você vai conhecer agora! Nessa comunidade de gente pelada, tem até um padre que largou a batina para viver como se fosse no tempo de Adão e Eva.

Existe uma colina escondida a 80 quilômetros de Porto Alegre. E é essa a nossa direção.

O clube Colina do Sol é uma área fechada. Aqui dentro vivem 20 famílias. Mais de 200 pessoas vêm até este lugar nos fins de semana: são sócios e visitantes. Quem chega pela primeira vez não é obrigado a tirar a roupa. Homens solteiros só entram depois de uma entrevista. Dá pra passar o dia aqui, trazer barraca, construir um chalé ou alugar uma cabana. Os preços variam de R$ 10 para entrar até R$ 9 mil para adquirir o direito de construir dentro do clube.

"A gente acorda com os passarinhos cantando, o barulho do vento nos eucaliptos. Isso é coisa muito boa! Isso é o naturismo", comenta o médico Luiz Carlos Rodrigues.

O naturismo é uma prática que nasceu na Europa e valoriza a harmonia, o respeito, a simplicidade entre as pessoas e o meio ambiente. E pra curtir tudo isso tem praia, piscina, academia, espaços de lazer.

Fernando Hallam é funcionário público e vem pra cá há sete anos. "Isso aqui pra mim é meu lugar mágico eu recarrego minhas baterias, meu anti-stress".

Beth e Evelize adoram o conforto de passear ao ar livre. Mas nem sempre foi assim. "Você pensa: ‘Ai, meu seio está caído’, ‘Ah, porque eu tô gordinha’, ‘Estou mais velha’... No fim tu vê que não, que todas as idades são bonitas, sendo magro, sendo gordo, todo mundo é bonito", opina a empresária Evelize Cardone.

Isso sem falar na praticidade. "Não precisa trazer mala, não tem roupa pra botar, né? Um trabalho a menos!”, diz a esteticista Beth Gomes.

Nas cabanas e no supermercado, por exemplo, a nudez é opcional, mas na praia, nada de calção e biquíni. O traje oficial é absolutamente nada!

Quando Tereza Mello veio fazer a entrevista para trabalhar na recepção do clube há sete anos achou tudo muito estranho. "Eu fiquei sem voz. Eu pedi um cafezinho, o cafezinho derramou todo. Caminhando pelas ruazinhas, eu peguei e fui tirando a camisa, fui tirando a saia, fui tirando peça por peça".

Foi admitida na hora. Mas hoje trabalha de roupa como todos os funcionários. Bem ao contrário de quem vive por aqui.

Dona Deise é a moradora mais antiga da Colina do Sol. Chegou em 1995 e não saiu mais. Tem 70 anos, há 16 é naturista e conhece todo mundo na comunidade.

Curioso é o guarda-roupa de um naturista. A arquiteta Iara Stefen, que também mora no clube, nos levou até o quarto dela pra mostrar tudo ou quase tudo!

No armário bem enxuto, muitas cangas! Ela é usada pelos naturistas para sentar em cadeiras e proteger o corpo.

Seu Octávio Steffen usa canga só de vez em quando. Este home, que foi padre e durante 14 anos celebrou missas, deixou a igreja e casou com dona Zenir. Longe da batina há 30 anos, vive na Colina do Sol com toda a família: filho, nora, netos. “É bem diferente estar bem à vontade, como Adão e Eva, do que estar camuflado com roupas”.

fonte: site do programa Fantástico, da Rede Globo
Veja o vídeo da matéria aqui.
.

Nenhum comentário: