domingo, 22 de julho de 2007

Andar nu em Barcelona é permitido

BARCELONA: Lei que permite andar nu pelas ruas entrou em vigor (01/09/2004)

Desde o dia 1 de setembro de 2004, qualquer cidadão tem o direito de andar nu pelas ruas da cidade de Barcelona, na Espanha.

A medida, aprovada pela prefeitura da cidade, tende a "fomentar o respeito do cidadão à liberdade de indumentária”.

A idéia foi desenvolvida pelas associações de nudismo Addan e Aleteia, cujos presidentes Jacint Ribas e Just Roca apareceram fotografados nus lendo um folheto na avenida Diagonal, a principal da cidade. De acordo com os presidentes das organizações, esta medida trata-se de uma "primícia internacional".

O Conselho da Mulher e dos Direitos Civis também apoiavam a legalização da nudez pública: um dos últimos folhetos da entidade, distribuídos gratuitamente em locais públicos, trazia, na primeira página, uma foto de duas mulheres nuas nas escadarias das fontes de Montjuic, sob o título "Expressar-se em nudez, o direito individual à indumentária livre".

Já o prefeito de Barcelona, Joan Clos, preferiu economizar palavras sobre a aprovação da medida. Em entrevista concedida ao jornal El Periódico, Clois limitou-se a declarar que "a Prefeitura não propõe que as pessoas andem nuas pelas ruas”. Mas que elas tem esse direito, “se assim desejarem”. Na Espanha, este tipo de postura é regularizado por leis municipais. Outras cidades do país, portanto, também podem conferir este direito aos seus habitantes.

O senhor na foto abaixo é muito famoso pelas suas caminhadas nas ruas de Barcelona.

Nenhum comentário: