sexta-feira, 20 de julho de 2007

'Times' publica guia do Brasil: 'da cirurgia plástica aos motéis'

Publicado no site BBC Brasil
11 de abril, 2004 - 14h46 GMT (10h46 Brasília)

O jornal britânico The Sunday Times, edição de domingo do tradicional The Times, publicou neste fim de semana, na capa do suplemento Style, uma reportagem especial sobre o Brasil, que mistura moda e comportamento.

Na primeira página do jornal, que tem uma tiragem média de mais de 1,3 milhão de exemplares, uma chamada anuncia a reportagem como um "guia para o país mais quente da Terra".
Na capa do suplemento Style, um texto anuncia: "Grande no Brasil - Da Cirurgia Plástica aos Motéis: o Seu Guia para o País Mais Quente da Terra".

A publicação da reportagem foi precedida por uma campanha publicitária sobre o "guia" e coincide com os preparativos para a exposição Brasil 40º, dedicada à moda brasileira, que será realizada na loja de departamentos Selfridges, em Londres, a partir do próximo dia 5.

O texto publicado no Times é acompanhado por um ensaio de fotos, tiradas nas areias da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, que promove marcas de biquínis vendidos na Selfridges.

País de praias

Para justificar por que define o Brasil como "o país do momento", a reportagem do Times cita sucessos do cinema como Cidade de Deus e Carandiru (que estréia semana que vem na Grã-Bretanha), a música de Bebel Gilberto (a artista brasileira que mais vendeu um CD no exterior) e a versão remixada pelo lendário Fat Boy Slim de uma música brasileira, usada em um comercial da Nissan na Europa.

O texto também descreve "hábitos brasileiros" ligados ao sexo, como freqüentar motéis, ir à praia para paquerar (apesar da reportagem não lembrar que a maioria das cidades do Brasil não tem praia), fazer cirurgias plásticas para aumentar os seios ou malhar para ficar com o "bumbum redondo e grande, o preferido dos homens", de acordo com o repórter. "Quanto maior e mais redondo, melhor", acrescenta o autor da reportagem.

Dicas do comportamento praiano também aparecem na reportagem. No Brasil, diz o Times, não se usa toalha para sentar na areia, só canga. O homem pede para sentar num pedaço da canga, nunca leva uma para praia, e aproveita para puxar um papo com a menina.

O suplemento do Times também cita o sucesso das telenovelas e das churrascarias e ressalta as diferenças de classe que "permitem que famílias de classe média tenham empregada e não saibam cozinhar e nem fazer a cama".

"O Brasil ainda pode não ser o país do futuro, mas está caminhando para isso", diz a reportagem.
De acordo com o repórter, a diversidade cultural, racial e social do Brasil, aliada a sua distância geográfica das grandes potências, contribui para tornar as manifestações culturais do país mais interessantes.

A eleição de um trabalhador para a presidência também foi importante para tornar o Brasil mais evidente no cenário internacional, segundo a reportagem.

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