quinta-feira, 19 de julho de 2007

Nudistas recusam ser tratados com cidadãos de segunda

Publicado no site Jornal do Algarve
Portugal, 2007-07-18
por Nuno Couto


A procura das praias naturistas no Algarve está a crescer de ano para ano. "Só é pena que existam tão poucos espaços para as pessoas se despirem, pois se houvesse mais oferta na região poderiam vir muitos mais turistas", adiantou esta semana, ao nosso Jornal, o presidente do Clube Naturista do Algarve (CNA), Álvaro Campos. O clube, que celebrou no passado sábado o seu quarto aniversário, em Vila do Bispo, tem como objectivo prioritário a legalização de mais estâncias balneares.

Actualmente, apenas estão legais as praias do Barril (Tavira) e das Adegas (Odeceixe – Aljezur), mas o nudismo é tolerado em mais de uma dúzia de outros areais em praticamente todos os municípios da região (VER CAIXA). Mesmo assim, é um número insignificante em comparação com as mais de 400 praias legalizadas em Espanha. "O ideal era termos, pelo menos, duas praias legalizadas no barlavento e outras duas no sotavento", referiu o fundador do movimento naturista na região.

Álvaro Campos explica porque insiste na legalização de praias naturistas onde essa prática já é tolerada e aceite há vários anos. "Não é apenas uma questão de estarmos dentro da lei. Queremos é que as praias naturistas tenham o mínimo de condições e o mesmo tipo de tratamento que todas as outras, com recolha de lixo, acessos, parques de estacionamento, casas de banho, serviços de apoio e nadador-salvador", salientou.

Nenhum comentário: